AGULHAS NEGRAS
Um forte temporal atingiu os municípios de Resende e Itatiaia na noite de domingo, dia 29, provocando deslizamentos de terra e alagamentos em diversas localidades, incluindo Visconde de Mauá, Maromba, Serrinha do Alambari, Capelinha e Penedo. Apesar dos transtornos causados pelas chuvas, não há registro de feridos, desalojados ou desabrigados.
A Defesa Civil de Resende informou que o volume de chuva registrado foi muito superior ao esperado. Em apenas duas horas de chuva, foram registrados 30 milímetros, enquanto na região de Visconde de Mauá o acumulado chegou a 40 milímetros. Na localidade de Maromba, em Itatiaia, foram contabilizados 86 milímetros de chuva entre domingo e segunda-feira. A chuva intensa resultou em deslizamentos de terra que interditaram a passagem de veículos na RJ-151, entre Campo Alegre e Rio Preto, além de alagamentos na Capelinha, Serrinha do Alambari e Penedo.
“O volume de chuvas num período de seis horas acumulou 82,4mm, o que causou deslizamentos e alagamentos. A Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, já está trabalhando na liberação das estradas. Máquinas da Prefeitura estão atuando em duas frentes, uma em Campo Alegre e outra no Rio Preto”, explicou Flávio Germano da Silva, diretor da Defesa Civil de Resende.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) informou que equipes já estão realizando os serviços de desobstrução na RJ-151, que foi desobstruída no final da tarde de segunda-feira, dia 30.
Em Itatiaia, a Prefeitura informou que a chuva causou transtornos em alguns pontos do município. No Vale do Pavão, na região de Maromba, houve a queda de uma barreira, com galhos caindo sobre a rede elétrica. A Defesa Civil acionou a concessionária de energia para realizar os reparos necessários. Em Penedo, a Defesa Civil registrou a queda de galhos na pista e transtornos na Cachoeira de Deus e Três Bacias, com quedas de árvores e barreiras. A força das águas afetou a distribuição de água, e equipes estão trabalhando para consertar a tubulação danificada. Na estrada de acesso ao Parque Nacional, houve queda de barreira com pedras, e o DNIT foi acionado para manutenção do trecho atingido.