RESENDE
A Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá, com patrocínio do Sebrae Rio e participação de empresários, definiu as celebrações da 17ª edição da Temporada da Truta apostando na qualificação e aprimoramento da gastronomia. A truta, produzida localmente, é um peixe de água doce primo do salmão, que tem entre seus benefícios a alta concentração de Ômega 3, óleo que previne doenças cardiovasculares, além de baixo teor de sal e gordura.
A Temporada da Truta acontecerá oficialmente entre 10 deste mês e 10 de novembro, com cursos, workshops e palestras com chefs renomados que aproveitam a produção local de pescado de alta qualidade para capacitar equipes, refinar o cardápio e aprimorar a experiência do visitante. Além dos menus, a harmonização enogastronômica é um dos destaques, oferecendo refeições harmonizadas com vinhos selecionados e cervejas artesanais da região. “A temporada da truta segue a tendência mundial de buscar pela produção local, incluir os produtores rurais no circuito interno e ser o elo entre o produtor, o estabelecimento gastronômico e o consumidor final”, comenta André Murray, proprietário do Restaurante Babel.
FOMENTO AO TURISMO E ECONOMIA
No próximo dia 10 será a partida para os 30 dias da programação, com lançamento de 28 novos pratos e 13 novos petiscos com inspiração no peixe. Os fãs de novidade poderão visitar os restaurantes, cafés, lanchonetes e bistrôs integrantes e se deliciar com as mais de 40 inovações. Antes disso ocorreram workshops entre os dias 25 de setembro e esta terça-feira, dia 1º, com aulas conduzidas pelos chefs Ari Kespers, André Murray, Julio Buschinelli e Daniela Keiko, voltados aos restaurantes integrantes do roteiro. Os workshops tiveram como objetivo a apresentação de técnicas no preparo e estímulo à criatividade, nas etapas do preparo do peixe.
Segundo Paulo Gomes, presidente da Mauatur, a Temporada da Truta já tem impacto na economia de Visconde de Mauá. “Quando se fala em truta ou vinho a primeira imagem para o turismo é a Região de Visconde de Mauá.A nossa previsão é de que circule, além da normalidade, um aumento de 40% na economia local e elevar a taxa de ocupação durante a Primavera, razão principal do evento”, informa, frisando os benefícios para a economia. “Vai mexer em todos os setores direto e indireto da economia. Contratação de mão de obra extra, venda do produto (truta), mercado locais e de Resende. Então estimamos um valor de mais de R$ 100 mil durante a temporada, a ser injetado na economia”, frisa Paulo Gomes.
Segundo Ana Luiza Ferraz, representante da Mauatur, “o evento é uma das ações para estimular, desenvolver e consolidar o turismo gastronômico local, incluindo além das belezas naturais, também um roteiro gastronômico”.
PROGRAMAÇÃO
Muito procurado pela natureza exuberante, com cachoeiras e paisagens de serra, Visconde de Mauá está entre os 10 melhores destinos nacionais em 2019, segundo a Operadora de Viagens Expedia. Após tanto tempo dedicando-se à arte da cozinha, Mauá afirma-se como destino gastronômico e espera agradar os paladares mais exigentes.
No dia 26 de setembro houve o workshop: Preparação da Truta e o terroir da Região Visconde de Mauá (RVM), com chef Ari Kespers; Oficina: Um passeio pelos sabores da Região de Visconde de Mauá, com Daniela Keiko (chef do restaurante Truta Rosa. Nesta terça-feira, dia 1º, Oficina: Serviço do vinho, com Paulo Gomes (Enófilo, Criador do Bebavinho, Consultor de Vinhos e Presidente da Mauatur).
Dia 2 de outubro, 10h às 15h.
Local: Restaurante Tropeiro.
Oficina: Harmonização do vinho com a truta, com Paulo Gomes (Enófilo, Criador do Bebavinho, Consultor de Vinhos e Presidente da Mauatur).
Dia 3 de outubro, das 14h às 17h, com visita guiada pela adega.
Local: Enoteca Terras Altas.
Palestra: Associativismo e elaboração de cardápios, com a consultora do Sebrae Francine Xavier.
Dia: 10 de outubro, 14h.
Local: Restaurante Rosmarinus.
ABERTURA – Coquetel com comidinhas a base de Truta, exposição de peixes e show regional, com presença de autoridades, representantes do Sebrae, Mauatur e patrocinadores.
Dia 10 de outubro, às 18h.
Local: Restaurante Rosmarinus.
Jantares e almoços harmonizados – abertos aos turistas
12 de outubro – Jantar
19 de outubro – Almoço
26 de outubro – Jantar