BARRA MANSA
O musical Rainha da Neve apresentado na manhã deste domingo, 17, em Barra Mansa, encerrou a temporada 2019 de programações teatrais de Fundação ArcelorMittal em Barra Mansa. O espetáculo levou um público expressivo para o Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, no Centro.
A professora Suellen Silva foi uma delas. “Meus filhos, Davi e Iris, adoram a Frozen e a princesa Elsa, portanto não poderia deixar de trazê-los. É uma atividade que estimula a concentração e a criatividade das crianças e agrada a nós, pais, pois permite realizar um programa em família aos domingos”, relatou a educadora.
A aposentada Meire Cademis, avó da pequena Cleo, de apenas 4 anos, afirmou que o programa é extremamente importante para difundir a cultura entre os pequenos. “Espero que as apresentações continuem acontecendo por muitos anos”, disse.
As encenações teatrais foram realizadas por meio do Projeto Transformar o Amanhã. As peças foram apresentadas uma vez por mês, de maio a novembro. Se depender do presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, a parceria continua em 2020. “Foi um grande sucesso, que inclusive, permitiu a democratização e o acesso à cultura. Esperamos promover outros espetáculos no próximo ano que possam trazer a ocupação das ruas pela cultura e a população barra-mansense”, disse.
A analista de Comunicação e Investimento da ArcelorMittal no Sul Fluminense, Patrícia Dias, frisou que os espetáculos valorizaram o ambiente cultural. “Foi um crescente de público. Valeu muito a pena. Que esta parceria aconteça ao longo de 2020”, relatou.
A PEÇA
O pocket show infantil Rainha da Neve é a releitura de um clássico da literatura do dinamarquês Hans Christian Andersen publicado pela primeira vez em 1844.O espetáculo foi adaptado pela Cyntilante Produções e vencedor do Prêmio Copasa 2017 de maior público infantil em Minas Gerais.
Durante todo o espetáculo há uma grande interação com o público. Existe ainda um intérprete de Libras para atender aos portadores de deficiência auditiva.