Temas socioambientais e de direitos humanos estão focados nas agendas do MEP em Volta Redonda  

0

VOLTA REDONDA

Temas socioambientais e de direitos humanos estão sendo focados nas agendas do Movimento Pela Ética na Política (MEP), em Volta Redonda. A abertura da programação aconteceu na terça-feira, 10, no Centro Universitário do município (UniFoa), Campus Três Poços-Sala Verde. Membros do MEP apresentaram para os acadêmicos dos cursos de engenharias o tema: ‘Vazios urbanos: desafios e possibilidades, caso Pedreira da Voldac em VR’.

O colóquio acadêmico teve como expositores a coordenadora do Projeto Ambiental no MEP, Silvia Real, geóloga e mestra em Geociências e Meio Ambiente (UNESP), o membro do projeto, o biólogo e doutor em Ecologia (UFLA-MG), Fernando Pinto. O professor Francisco Gurgel, docente nos cursos de Engenharia Ambiental e civil na UNIFOA foi o mediador do encontro de terça-feira.

À noite, mesmo com o temporal que atingiu a cidade, o encontro da equipe multidisciplinar, do Pré -Vestibular Cidadão Núcleo-Retiro, na sede do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo, não deixou de ser realizado. Foi um debate para consolidação do programa do MEP, iniciado em junho de 2019. “Confesso que foi animador acompanhar nos dois momentos pessoas tão aguerridas e confiantes na educação que liberta”, destacou o coordenador do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho.

PROJETOS APLICÁVEIS À PEDREIRA DA VOLDAC

Na sequência, sexta-feira, 13, às 19 horas, no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-Ferp), Campus Aterrado, os estudantes do 8º. período de Arquitetura e Urbanismo apresentam aos conselheiros e colaboradores do MEP projetos potenciais aplicáveis à Pedreira da Voldac. A coordenação dos trabalhos ficará a cargo dos docentes Renata Fortini e João P. Bastos, responsáveis pela disciplina “Projeto Urbano II” do curso.

A parceria UGB-MEP, Pró-Reitoria acadêmica proporcionou estudos inéditos de intervenção urbano paisagística na área degradada. Vale ressaltar que os projetos são frutos das pesquisas e trabalho de campo no local, objeto de estudo. Os alunos do curso técnico do Colégio Estadual Rondônia e os alunos do Pré-Vestibular Cidadão do MEP participam.

Dentro da programação da semana do MEP, na tarde de sexta-feira também, às 16 horas, na Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Aterrado, a Defensoria Pública da União (DPU-VR) irá promover Audiência Pública de avaliação e de prestação de contas do programa “A Defensoria vai aonde o Povo Pobre está”. O evento estará aberto a toda a população.

 

 

Deixe um Comentário