Tem início nesta segunda-feira sistema de estacionamento rotativo em ruas do Centro

0

BARRA MANSA

Tem início nesta segunda-feira, 2, a operação do novo estacionamento rotativo da cidade, por parte da prefeitura. Vinte monitores estarão em ruas centrais, divididos em dois turnos, nessa primeira etapa. A intenção é que numa segunda etapa o número de monitores e as ruas atingidas aumentem. O valor será de R$ 2 a hora.  A cobrança não começará no dia da implantação do serviço, apenas na terça-feira, pois será feita a conscientização dos condutores. Os primeiros 30 dias funcionarão como um período educativo e não haverá autuação por parte dos agentes, até mesmo para correção de erros que podem surgir.

O estacionamento rotativo será operacionalizado pela Secretaria de Ordem Pública, com apoio da Coordenadoria de Trânsito e Transporte (Coortran) e da Guarda Municipal.

As vias que receberão o Novo Rotativo são: Avenida Domingos Mariano (altura da agência do INSS até a Rua José Martorano); Avenida Joaquim Leite (até a rodoviária); Rua Barão de Guapi (trecho até a esquina da Rua São Sebastião); Rua São Sebastião; Rua Monsenhor Costa; Rua Andrade Figueira (da Praça Ponce de Leon até o terminal rodoviário atrás da Igreja Matriz); Rua Doutor Mário Ramos e Rua Duque de Caxias (em frente ao Parque Centenário).

SEGUNDA ETAPA

Uma segunda etapa está prevista, quando acontecerá um processo seletivo para contratação de mais 60 monitores que completarão o quadro, totalizando 80 funcionários nas ruas, divididos em dois turnos. Nessa etapa, o serviço será expandido para 100% das ruas onde haja demanda para estacionamento rotativo. O secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani disse que o processo seletivo para segunda etapa está previsto para o mês de março. A previsão é que nessa fase os bairros Ano Bom e Vila Nova tenham sistema de rotatividade nas vagas.

Com a implantação do estacionamento rotativo por meios próprio, a prefeitura estima que sejam ofertadas de 700 a mil vagas de estacionamento. Deste total, 10% são destinadas para idosos e pessoas com deficiência.

O secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, informou que o serviço visa democratizar as vagas próximas aos centros comerciais. “Acreditamos muito na eficácia que o estacionamento rotativo trará para aqueles que procuram vagas na cidade e não encontram por falta da oferta de quem deixa o veículo o dia inteiro”, informou Furlani

O prefeito Rodrigo Drable pontuou o início das operações. “Nós resolvemos esperar passar o Carnaval para retomar o rotativo. Ele será realizado pela própria Prefeitura. Concluímos que o serviço vai gerar rentabilidade que pode ser usada a favor do município, em investimentos nas vias públicas e mobilidade urbana, como pintura de faixas, substituição de placas e reformas de sinais. Por isso, decidimos que a prefeitura irá gerenciar e operacionalizar o novo rotativo”, detalhou Rodrigo, acreditando que o estacionamento ainda movimentará a economia de Barra Mansa se referindo aos monitores contratados e os demais que ainda serão.

COMO FUNCIONARÁ?

Ao parar em uma vaga nas ruas citadas como de cobrança do estacionamento, o motorista precisará fazer a retirada do ticket com o monitor do local e guardar o comprovante dentro do veículo, em local visível. Ele poderá permanecer na vaga durante duas horas. Logo depois, precisará procurar novamente o monitor para revalidar o bilhete.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !