Tem início amanhã o Festival Paraty em Foco

0

PARATY

Começa amanhã a 15ª edição do Festival Paraty em Foco. Neste ano, o festival homenageia a fotógrafa Claudia Andujar. O festival tem como tema as ‘Migrações’ e busca, uma vez mais, afirmar-se como um evento para todos os olhares, dando espaço às várias vertentes da expressão fotográfica. O festival segue até o dia 22. Exposições gratuitas tomam conta da cidade, além de palestras e workshops com grandes nomes da área. A Programação completa está em www.pefparatyemfoco.com.br.

Nascida na Suíça, em 1931, Claudia Andujar chegou em 1955 ao Brasil, após perder grande parte de sua família na Segunda Guerra Mundial. Aqui estabelecida, sentiu-se atraída pela vida e a causa dos povos indígenas, que sofriam e até hoje sofrem um extermínio lento, com a paulatina migração do homem branco, o avanço do desmatamento e da grilagem, da mineração, das madeireiras e da agricultura de exportação. Sua obra é um alerta permanente contra essa condição.

Outro convidado já confirmado é Orlando Azevedo, açoriano de nascença, brasileiro por escolha. Vivendo em Curitiba, onde atua como agitador cultural, ele soube traduzir em fotos, por meio de um trabalho minucioso, o Coração do Brasil, território múltiplo e mestiço, formado por todos os tons de pele, do caboclo ao imigrante e o nativo.

História do Festival

Em junho de 2004, em uma viagem a trabalho ao Brasil, o italiano Giancarlo Mecarelli visita Paraty. Encantado pelo Centro Histórico e a beleza que o circunda (ilhas e praias paradisíacas), e com a idéia de abrir uma galeria e realizar um evento de fotografia na cidade, Mecarelli decide então deixar a Itália onde vivia há 22 anos. Em janeiro de 2005, se instala no Centro Histórico, onde abriu a Galeria ZOOM de Fotografia e criou o Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia. O evento começou discreto: a primeira edição do Festival teve cinco palestras, uma exposição na Igreja Santa Rita com 30 imagens dos jovens alunos do Itae e um leilão com obras doadas por fotógrafos. O encontro reuniu cerca de 80 pessoas e trouxe convidados como Cristiano Mascaro e Thomaz Farkas.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !