Telecentro do Retiro é reaberto em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) reabriu na quinta-feira, dia 7, a sede do Telecentro do bairro Retiro. A unidade foi totalmente revitalizada. Com a reforma, o espaço volta a atender à população com oficinas de inclusão digital, além de prestar serviços como a elaboração de currículos e navegação na Internet. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, na Avenida Antônio de Almeida, 1181. O telecentro tem capacidade para atender 40 usuários por dia.
A diretora do Departamento de Proteção Básica, Rosane Marques, a Branca, agradeceu ao governo municipal, em especial, ao secretário Munir Francisco, pelo trabalho realizado em prol da assistência social de nosso município e reforçou que a inclusão digital é um programa importante, pois impacta positivamente a vida acadêmica e profissional dos cidadãos. “A sede do Telecentro e as 25 unidades (salas telecentro), que ficam nos Centros de Referência à Assistência Social (Cras), dão oportunidade aos nossos usuários de ter contato com computadores e Internet. Nosso Programa de Inclusão Digital possibilita que os nossos usuários possam desenvolver suas habilidades, não só na informática, mas também em outros seguimentos. Tem sido esperança e oportunidade para inúmeros voltarredondenses”, falou.
TELECENTRO TOTALMENTE REVITALIZADO
O secretário Municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, lembrou que quando assumiu a pasta, em janeiro deste ano, encontrou toda a rede de assistência social sucateada. “Toda a rede da assistência social estava fechada quando reassumimos a Smac e aos poucos estamos reconstruindo. Já temos 27 Cras funcionando, o Albergue Seu Nadim, os Centros Pop e Dia e agora o Telecentro totalmente revitalizado”, disse o secretário.
Munir acrescentou que a informática se tornou algo essencial para todos, por isso, entendemos que capacitar a população com oficinas de informática contribuirá muito para que todos tenham maior oportunidade no mercado de trabalho. “Já formamos mais de 1500 usuários do Programa de Inclusão Digital, entre jovens, adultos e idosos. Estamos nos organizando e firmando parcerias para atender ainda melhor a nossa população”, declarou Munir, lembrando que que, com o apoio total do prefeito Antonio Franciso Neto, a cidade voltará a ser referência, na assistência social, em todo Brasil.
O telecentro recebeu o nome de Herdy Martiniano de Lima. O homenageado é avô do vereador Paulo Conrado, que participou da cerimônia junto com outros familiares. Sr. Herdy foi líder comunitário do bairro Retiro, sempre envolvido nas causas sociais e em prol de melhorias para a comunidade. O evento ainda contou com a presença dos vereadores Cacau da Padaria e Vander Temponi.