QUATIS
Vários pontos do município foram higienizados na manhã desta quarta-feira, dia 01, por técnicos da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). O serviço é uma parceria da prefeitura e a Aman. A medida é mais uma ação voltada à prevenção e controle do novo coronavírus na cidade.
A parceria foi selada na última sexta-feira, dia 27, durante encontro entre o prefeito Bruno de Souza (MDB) e o comandante da Aman, o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ocorrido na sede da Academia, em Resende.
O efetivo, formado por mais de dez militares devidamente equipados com compressores, viaturas e todo material de proteção necessário para a atividade, desembarcou no município de pouco mais de 13 mil habitantes para uma ação de apoio na prevenção à Covid-19.
Os militares realizaram a desinfecção de locais públicos, ao aplicarem uma solução composta por cloro e detergente em áreas como passadiços, saguões, escadarias, entre outros. O foco nessa primeira ação foram as praças e prédios públicos e os pontos de ônibus e táxis.
No total, 29 locais foram pulverizados na região central do município.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Academia, a Aman está de prontidão para atender a sociedade. “Ações como essas são a concretização da vocação militar: a de estar disponível sempre para as missões que surgirem”, informa.
“É um trabalho de muita responsabilidade para nós militares, pois contribui para este que se mostra ser um grande desafio para o Brasil e para o mundo”, disse o Major Veterinário, Rubens Fabiano Soares Prado, responsável pela ação.
O prefeito Bruno destacou a importância da parceria com a Aman para ações em conjunto com o objetivo de enfrentar o avanço do coronavírus. “Quero agradecer mais uma vez o general Dutra de Menezes e a Aman que se colocou a nossa disposição selando mais uma importante parceria com o nosso município. Em um momento tão grave de pandemia é fundamental unirmos forças para a proteção e preservação de vidas”, disse o prefeito, informando que a parceria entre o Poder Executivo e a Aman prevê ainda, caso seja necessário, o envio de tendas de atendimento e triagem, profissionais de saúde e material hospitalar e de higiene.
HIGIENIZAÇÃO
Esta é a segunda vez que o município passa por um processo de higienização de todo o mobiliário urbano como forma de inibir o avanço do Covid-19. No dia 24 de março, uma ação coordenada entre as secretarias Municipais de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária e de Obras executou a lavagem de vários pontos da cidade. No serviço, foi utilizada uma solução de água com hipoclorito (água sanitária). Receberam a desinfecção espaços públicos como a sede da Prefeitura, Capela Mortuária, Cemitério Municipal e Hospital São Lucas. Na região de comércio, as fachadas de lojas e de agências bancárias também foram higienizadas. Calçadas e ruas. Outros pontos que receberam o serviço foram a igrejas Matriz de Nossa Senhora do Rosário, praças públicas, pontes, pontos de ônibus e táxis.