BARRA MANSA
Está em processo de demissão o técnico de enfermagem que teria simulado a aplicação da vacina em um idoso na quinta-feira, 25. Segundo nota da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ele já tinha prestado depoimento à polícia ainda na noite de quinta, assim como os profissionais de supervisão imediata. Ele foi demitido. No mesmo dia, como o A VOZ DA CIDADE relatou, o idoso recebeu, de maneira correta a dose da vacinação que lhe cabia, em casa, segundo todos os protocolos necessários. Ontem a prefeitura informou que ninguém havia procurado a Secretaria de Saúde denunciando que não recebeu a dose. A nota destaca ainda que quem comprovar a falsa aplicação do imunizante deve procurar a secretaria.
Segundo a Secretaria de Saúde, esse foi um caso isolado e as vacinas estão sendo aplicadas conforme as normas do Programa Nacional de Imunização.
Em sua rede social, o prefeito Rodrigo Drable, informou que recebeu com indignação o caso e estava na casa do senhor para acompanhar a aplicação da vacina. “Eu hoje (quinta-feira) fui ao Rio de Janeiro e no retorno, recebi um vídeo, que mostrava uma pessoa sendo vacinada com uma seringa vazia, aquilo me causou uma preocupação tremenda e eu estou investigando aquilo a fundo. O técnico de enfermagem que fez isso a polícia já está atrás dele para esclarecer o que houve, nós não aceitaremos a falta de respostas. Estamos trabalhando muito com uma equipe grande, que está se dedicando demais, não é uma pessoa que vai estragar o trabalho de todos e nem colocar em risco a imunização de uma pessoa como o Sr. Vicente (homem que aparece no vídeo)”, disse o prefeito na noite de quinta-feira.
A aplicação de vacinas com seringas vazias, infelizmente, não é novidade no país. Foram, desde o início da vacinação contra a Covid-19, diversos flagras espalhados pelo Brasil. Na região Sul Fluminense, foi a primeira vez que o caso veio à tona dessa maneira. A família do idoso, como muitas, gravou a aplicação da vacina e pelo vídeo é possível ver que a seringa estava vazia no momento da aplicação, e o técnico de enfermagem até faz um movimento puxando o ar quando a agulha já está no braço do homem. Ao descer, nenhum líquido do imunizante foi aplicado.
Nas redes sociais, algumas pessoas apontaram que familiares teriam recebido a vacina pelas mãos do mesmo técnico de enfermagem e estariam agora inseguras se os mesmos foram realmente vacinados.Segundo a prefeitura, comprovando não ter recebido a dose, as pessoas podem procurar a Secretaria de Saúd. Na nota, reiterou que quem não respeitar o protocolo de aplicação das doses será demitido. Os munícipes podem continuar fiscalizando também a dose dentro da seringa e sua aplicação.