Teatro Sesc Rosinha de Valença recebe duas peças teatrais gratuitas neste fim de semana 

0

VALENÇA

 O Teatro Sesc Teatro Rosinha de Valença será o palco de duas atrações culturais neste fim de semana. Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, a peça “Candelária” perpassa pela temática do racismo estrutural no Brasil e é resultado de uma pesquisa cênica sobre a Chacina da Candelária. Será apresentada nesta sexta-feira (21/6), às 19h. Já no sábado (22/6), às 15h, será a vez do espetáculo “Pluft, o fantasminha”. Nele, o grupo Cia PeQuod surpreende a plateia com bonecos e efeitos especiais, criados para mostrar, com a linguagem do teatro de animação, a história do fantasminha que morre de medo de gente. Ambas as apresentações são gratuitas.

Com direção de Madson Vilela e dramaturgia de Karla Muniz Ribeiro, “Candelária” é um espetáculo adulto que aborda o racismo estrutural no Brasil e perpassa por acontecimentos estudados na Chacina da Candelária. É uma peça manifesto que propõe cenicamente uma discussão a respeito da política de embranquecimento social que perdura até hoje no país, e rememora também outros genocídios da população negra. O roteiro transita por três recortes dramatúrgicos referentes a momentos históricos do Brasil. A montagem foi contemplada no Edital de Cultura Sesc RJ e é uma produção da Trupe Investigativa Arroto Cênico, com os artistas negros e periféricos da baixada fluminense Jonathan Silva, Karla Muniz, Madson Vilela, Marlon Souza e Simone Cerqueira.

Adaptada pela “Cia PeQuod Teatro de Animação”, a peça teatral infatojuvenil “Pluft, o fantasminha” busca inspiração na cultura oriental para contar a história do fantasma mais famoso do teatro brasileiro. Em uma versão inédita com bonecos, a montagem lança mão de uma linguagem tecnológica e recursos especiais de iluminação para criar uma encenação repleta de aventuras para todas as idades. O célebre personagem, que tem medo de gente, vive uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau. Esse encontro inusitado dá ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo.

SERVIÇO

Fim de semana no Teatro Sesc Rosinha de Valença

Endereço: Av. Profa. Silvina Borges Graciosa, 44

Candelária:

Data: 21/06, às 19h

Entrada: Gratuita

Recria:

Data: 22/06, às 15h

Entrada: Gratuita

Deixe um Comentário