Teatro Municipal de Angra dos Reis é palco de espetáculo inspirado na obra de Roberto Carlos

0

O espetáculo As Canções que Você Dançou pra Mim, da Focus Cia. de Dança, dirigido e coreografado por Alex Neoral, fará três apresentações, no Teatro Municipal, de hoje até dominho, dia 12. Mais informações poderão obtidas através do telefone (24) 3367-1055

A montagem, que está há cinco anos em cartaz e é sucesso de público, foi eleita entre os melhores espetáculos no ranking do jornal O Globo (2011) e Folha de São Paulo (2012). Tem iê-iê-iê, canções românticas, clássicos de tirar o fôlego, enfim, emoções além do horizonte estão na construção da coreografia As canções que você dançou para mim.

Tendo como inspiração as obras de Roberto Carlos, o diretor e coreógrafo Alex Neoral criou a montagem que visita as décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 através de muito movimento. “A escolha por Roberto Carlos surgiu de brincadeiras do elenco que durante as viagens da companhia cantava músicas do rei onde um ia interrompendo o outro, com outra música, a partir de uma palavra comum”, lembrou Neoral, contando que o trechos das composições utilizadas são na voz de Roberto Carlos. “Mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto em suas versões originais em clássicos dos anos 1960 a 1980 compõem As canções que você dançou para mim”, garantiu.

Para Alex o desafio é duplo, mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, e colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança. “O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral”, destacou ressaltando que o resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com a plateia, o que cria identificação e conquista o público de diferentes perfis.

A COMPANHIA

A Focus Cia. de Dança é uma das mais atuantes e aclamadas companhias do país. Consagrada pela crítica especializada e pelo público, cada vez mais numeroso, a Cia encerrou o ano de 2016 somando 115 apresentações em todo o território nacional e no Canadá, onde participou com quatro trabalhos de repertório no Festival Quarties Dance em Montreal, em setembro. Dirigida e coreografada por Alex Neoral, a Focus recebeu, em novembro/2016, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, a maior condecoração da cultura brasileira que todos os anos agracia artistas e grupos de maior destaque no cenário artístico e cultural do Brasil naquele ano. Entre 2010 e 2011, a Cia. se apresentou em 32 cidades da França destacando a Bienal de Dança de Lyon. No exterior, levou suas obras para Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. No Brasil, para mais 80 cidades, entre capitais e cidades do interior. Em 2007 e 2008 seus trabalhos foram indicados entre os melhores do ano pelo Caderno B, do Jornal do Brasil.

CULTURA AFRICANA

A exposição “A Corte Negra de São Benedito” retrata aspectos religiosos de escravos angrenses que eram proibidos de frequentar as mesmas igrejas que os brancos no século XIX. A iniciativa é da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e da Secretaria de Cultura e Patrimônio, em homenagem ao mês da Cultura e da Consciência Negra. A apresentação teve início ontem e segue até o próximo dia 26, na Casa Larangeiras. A mostra acontece de terça a sexta-feira, da 10 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 14 horas.

Deixe um Comentário