>
renascer ead digital

Teatro de fantoches leva conscientização sobre o combate à dengue para crianças em Volta Redonda  

Iniciativa do Centro de Controle de Zoonoses visitou alunos da Escola Municipal Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no bairro Dom Bosco

Por Tânia Cruz
teatro de fantoches gonçalves secom
728x90 seguranca

VOLTA REDONDA
‘Xô, dengue’! A frase simples é dita e repetida ao fim do teatro de fantoches com a participação de cinco personagens, o menino Zezinho, Dona Maricota (avó do Zezinho), Dr. João, o agente de saúde Thiago e, ela, a Denguita, mosquito fêmea transmissora da dengue, zika e chikungunya. Na tarde desta quinta-feira, dia 10, alunos da Escola Municipal Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no bairro Dom Bosco, em Volta Redonda, receberam o miniespetáculo que narra a história de Zezinho, que foi infectado pela dengue, através da picada do mosquito.
O espetáculo tem duração de seis minutos e tem como objetivo levar, de forma lúdica e educativa, informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, por meio da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda.
Na história, a avó Dona Maricota leva o neto até o médico, o Dr. João, que dá o diagnóstico e orienta para hidratação. Em seguida, o agente de saúde Thiago visita a casa da família e encontra focos do Aedes aegypti no quintal. A partir daí, as orientações de prevenção e combate ao mosquito começam para a criançada.
De olhos atentos à narrativa, Malu, de 6 anos, comentou que o teatro foi muito legal. “A gente tem que lutar contra a dengue, isso é muito importante. Lá em casa meu pai já pegou, mas eu não”, falou a aluna do 1º ano do Ensino Fundamental.
MELHOR FORMA DE COMBATER A DENGUE
Para o coordenador da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Silmar Ferreira Gomes, a melhor forma de combater a dengue é por meio da prevenção. “As crianças são ótimas como agentes multiplicadoras, trabalhar esse tema de maneira criativa é primordial para que elas possam chegar em casa e replicar as orientações para os pais, avós e demais familiares”, disse o coordenador, acrescentando um agradecimento especial. “Os fantoches foram confeccionados pela equipe do Banco da Cidadania, quero agradecer a eles por essa ação. Esses fantoches são o que chamam a atenção das crianças para a história”, comentou.
As escolas das redes pública ou privada que quiserem receber o teatro de fantoches com o tema ‘Xô, dengue’ podem entrar em contato com a Vigilância Ambiental de Volta Redonda pelo telefone (24) 3512-8498 ou WhatsApp (24) 99233-4480.


 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos