VOLTA REDONDA
Prefeitos da região, entre eles o de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, se reuniram nesta quinta-feira, dia 3, no Plenário da Câmara de Vereadores, localizada no bairro Aterrado, para mais uma edição do Programa TCE –Presente. O presidente do Legislativo, vereador Edson Quinto, como o deputado estadual e secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca, além de representantes do Tribunal de Conta do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), parlamentares e servidores públicos participam da iniciativa.
A finalidade do programa é oferecer orientações técnicas que contribuam para uma gestão pública mais eficiente, transparente e alinhada aos princípios do controle social. O objetivo é também buscar aproximar o TCE-RJ dos seus jurisdicionados, promovendo o diálogo e o compartilhamento de boas práticas administrativas.
A ideia dos representantes do TCE-RJ com o programa é sensibilizar as autoridades regionais sobre a importância das capacitações do órgão público autônomo, responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da administração pública estadual e municipal, exercendo o controle externo sobre os gastos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Além ainda de estimular o aprimoramento da gestão pública e a ampliação da transparência e do controle social, estreitar os laços institucionais entre o TCE-RJ e os gestores municipais.
CURSO DO TCE-RJ
Na ocasião do evento, após falas dos prefeitos, de outros representantes de municípios e parlamentares, servidores participaram do curso do TCE-Presente, com a presença do conselheiro-presidente do TCE-RJ, Márcio Pacheco; do conselheiro-substituto e presidente do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão (ECG); Marcelo Verdini Maia; da secretária-geral de controle externo, Patricia Rodrigues Fernandes de Oliveira e outros. Houve palestras com os temas ‘Os atuais desafios do TCE-RJ’, ‘Organização da SGE’ e ‘Escola de Contas e Gestão’, todas ministradas pelos representantes do Tribunal de Contas.
Durante o encontro, o conselheiro-presidente do TCE-RJ ressaltou a atuação da instituição com a finalidade de aproximar dos prefeitos e servidores. Destacou que o Tribunal tem obrigação de atuar nas políticas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Mais de 300 pessoas assinaram a lista de presença do evento. Foi a segunda vez que o encontro acontece na sede do Legislativo de Volta Redonda com a presença de representantes do TCE-RJ.




