RESENDE
A partir da próxima semana, a prefeitura realiza a vistoria anual dos táxis cadastrados no município. A fiscalização dos taxímetros acontece entre os dias 24 e 26 na Área de Exposições do Parque Francisco Forte Filho, no bairro Morada da Colina.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran) 131 permissionários são cadastrados no município. Eles são distribuídos em 14 pontos de táxis. Para passar pela vistoria, o permissionário precisará levar o certificado da última aferição, o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) atualizado de acordo com a tabela do Detran e ainda o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU) pago até o dia 21 de outubro de 2022 — reforçando que a guia original do pagamento fica com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).
Segundo o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Júlio César Barbosa da Silva, a vistoria acontece anualmente ou quando ocorre alguma irregularidade no veículo. “As vistorias são muito importantes para proporcionar condições adequadas e seguras tanto ao passageiro quanto ao motorista. Além disso, os agentes da Sumtran realizam fiscalização periodicamente para confirmar as condições de viagem”, explica Júlio César.
Após passar pelo processo de vistoria, o veículo apto recebe um selo de vistoriado do Ipem referente ao ano de 2022 que fica colado no vidro de maneira visível tanto aos passageiros quanto aos agentes de fiscalização.