VOLTA REDONDA
A partir e agora, quem fez alguma tatuagem ou colocou piercing terá um prazo menor para fazer doação de sangue. Antes, o intervalo mínimo era de um ano, agora é de apenas seis meses. Com isso, o Núcleo de Hemoterapia do município, que funciona em anexo ao Hospital São João Batista (HSJB), espera um aumento nas doações de sangue.
Segundo o coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, a mudança foi possível graças aos avanços tecnológicos. Explicou que os exames avançaram muito, com uma margem de acerto muito grande, e, com isso, foi possível reduzir o período da janela imunológica, que é quando a pessoa está contaminada com algum vírus, mas ainda não conseguimos detectar. “Desta forma, a Legislação decidiu atualizar este período de espera para que as pessoas que fizeram tatuagem possam doar novamente. Uma mudança muito importante e que, com certeza, irá aumentar muito o número de doadores, já que muitas pessoas deixavam de doar por conta da espera que era de um ano”, explicou o médico.
TRIAGEM CLÍNICA ANTES DA DOAÇÃO
Ainda de acordo com o coordenador, antes do sangue ser liberado para transfusões ele passa por duas triagens, a clínica e a sorológica. Disse também que a triagem clínica é realizada antes da doação, que é quando os profissionais fazem o questionário para saber se aquela pessoa está apta a fazer a doação. “Mesmo com a atualização, iremos seguir questionando se a tatuagem foi feita em local seguro, higiênico e o tempo que tem o processo. Já após a doação, são feitos exames para saber se tem alguma alteração no sangue. Com isso, a transfusão tem 100% de garantia que é de boa qualidade”, contou.
É importante lembrar que o Hemonúcleo de Volta Redonda segue em campanha, já que está precisando com urgência de doadores. A unidade está necessitando com mais urgência dos tipos de sangue A positivo e O negativo. No entanto, todos os doadores são bem-vindos à unidade.
O Banco de Sangue funciona no Hospital São João Batista e a captação de doadores é feita de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. Não é necessário o agendamento para a realização da doação e nem estar em jejum. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3339-4242, ramal 325 e 326.
BARRA MANSA
O Hemonúcleo Municipal de Barra Mansa também reduziu nesta terça-feira, dia 19, o tempo de inaptidão para doações de sangue por pessoas com piercing ou tatuagem. De acordo com a coordenadora da unidade, Thaís Mendes, o doador só terá a redução de tempo validada após triagem feita pela equipe do local. “A triagem é o momento em que conversamos com os doadores para vermos a possibilidade da doação. No caso de pessoas com tatuagens, será necessária a comprovação do local onde ela foi feita, para saber se o local possui autorização da Vigilância Sanitária para funcionar. Mesmo assim, todo o material coletado passa por testes clínicos e sorológicos”, explicou.
Thaís também destacou que a unidade adotou a medida após recomendação do Hemocentro, na capital do Estado. “A unidade na capital carioca já faz uso da medida a um tempo, e após avaliações no município, chegamos à conclusão de que sim, é seguro realizar a redução”, disse Thaís, enfatizando ainda que a medida irá contribuir para a manutenção do estoque de bolsas de sangue, que está em estado crítico. “Todos os anos sofremos no período de baixas temperaturas, quando a unidade registra queda no número de doações, sendo prejudicial para todo o Sistema de Saúde”, completou.
Atualmente, o Hemonúcleo de Barra Mansa necessita de doadores de todos os tipos sanguíneos, principalmente dos tipos A-, B-, AB- e O-, que se encontram em nível crítico. O Hemonúcleo funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 11 horas, na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo à Santa Casa de Barra Mansa, no Centro.
REQUISITOS PARA SER DOADOR
Pessoas entre 16 e 69 anos, menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis, estar em boas condições de saúde, quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não deve doar sangue, aguardar dois dias se foi vacinado contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac e aguardar sete dias se foi vacinado contra a Covid-19 com outro imunizante.