ESTADO/SUL FLUMINENSE
Uma série de indicações foi protocolada pelo deputado Tande Vieira (PP) na Alerj, para garantir melhor planejamento e evitar transtornos que as obras na Rodovia Presidente Dutra provocarão na dinâmica do Sul Fluminense. As obras são relativas ao que será feito pela CCR Rio-SP dentro do novo modelo de concessão. Os pedidos foram encaminhados ao presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Pedro Ramos. Em resumo, as indicações solicitam intervenções para permitir trajetos alternativos e a ligação de pontos centrais da região.
O deputado lembrou que atualmente, qualquer acidente, obra ou intervenção na Dutra gera, com facilidade, engarrafamentos de dez quilômetros. “Com planejamento e a colaboração de todos os atores envolvidos e diretamente impactados por essas obras, certamente, conseguiremos buscar soluções para minimizar os transtornos para a população e os negócios da região¨, ressaltou o deputado.
Tande Vieira solicitou ao DER/RJ a realização de um novo trajeto ligando os municípios de Itatiaia e Resende, com ponte sobre o Paraíba do Sul na altura da Comunidade Terra Livre, passando pela ArcelorMittal e saindo na RJ-161; uma nova ligação entre o distrito de Penedo e Itatiaia; novo trajeto do distrito de Penedo ao bairro São Caetano, em Resende; pavimentação dos 18 km da RJ-143, entre o município de Quatis e o Distrito de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa; e o asfaltamento da estrada que liga os distritos de Floriano e Rialto, em Barra Mansa.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Tande Vieira é autor ainda de um ofício ao presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Alerj, deputado Renato Machado (PT), datado do mês de agosto, onde solicita a realização de uma audiência pública para discutir a questão com a presença de representantes estaduais e municipais. O pedido foi aprovado e a data deve ser marcada para breve.
Ainda em agosto, representantes das prefeituras de Itatiaia, Barra Mansa e Piraí, da Agência de Desenvolvimento Regional Líder Vale Médio Paraíba (ADR Líder Vale) e da concessionária CCR Rio-SP, que administra a rodovia Presidente Dutra, realizaram, na sede da Firjan, em Volta Redonda, uma primeira reunião do grupo de trabalho criado para discutir as futuras intervenções, que inclui novos retornos, passarelas e a duplicação de 70% do trecho com terceira e quarta faixas entre Volta Redonda e Itatiaia.