RESENDE
O prefeito de Resende, Tande Vieira (PP), anunciou a vereadora reeleita Soraia Balieiro (Podemos) como a nova secretária de Desenvolvimento Rural para o mandato 2025-2028. A nomeação faz parte, segundo Tande, da continuidade dos avanços iniciados pelo ex-prefeito Diogo Balieiro.
Soraia Balieiro, que já foi eleita vereadora de Resende por cinco mandatos, nasceu e cresceu na zona rural do município. Formada em pedagogia e ex-secretária municipal de Educação, Soraia tem se dedicado a atender as demandas da zona rural, destinando mais de R$ 543 mil em emendas impositivas para a área rural no último mandato. Suas ações incluem a reforma de escolas e a manutenção de estradas, demonstrando um profundo entendimento das necessidades dos moradores dessas regiões. “Quero agradecer à vereadora Soraia por aceitar essa missão com a gente. Tenho certeza que ela vai somar muito na nossa equipe, e com toda a experiência que tem, vai contribuir para que Resende avance ainda mais com as demandas da zona rural”, afirmou Tande.
“O compromisso de Soraia com a zona rural é evidente, e sua experiência promete trazer melhorias significativas para os moradores que vivem mais distantes da região central”, disse o chefe do Executivo.
A vereadora Soraia expressou sua felicidade com o convite do prefeito Tande Vieira. “Fiquei muito feliz de ter recebido o convite do prefeito Tande Vieira para eu estar como secretária de Agricultura. Isso é novidade e um desafio, eu nunca tinha recebido um convite, enquanto vereadora, para assumir uma pasta na administração municipal. Assumir a Secretaria de Desenvolvimento Rural, onde eu gosto de estar com os moradores, trabalhadores e produtores da área rural é muito gratificante”, disse Soraia. Ela afirmou que vai trabalhar para superar os desafios na área rural. “Confesso que estou muito feliz, mas eu sei que é um desafio na minha vida porque agricultura não tem um orçamento que consiga atender toda a demanda de Resende. Resende é um município com a maior bacia leiteira da nossa região e com uma quilometragem de estrada rural muito grande. A gente sabe que o orçamento não atende. A gente vai trabalhar com a ajuda do prefeito Tande para a gente melhorar e atender a área rural hoje. Essa é a minha expectativa e do prefeito Tande”, garantiu.
Soraia disse que assume o cargo na próxima semana. “Estou entrando com vontade de trabalhar. Estou pedindo paciência com o pessoal da área rural porque preciso entender como está a situação na realidade. A minha expectativa é a melhor possível e quero muito que dê certo porque estou no meio do povo que eu gosto e amo. Eu nasci e cresci na área rural, tive que sair de lá para poder estudar, morei longe dos pais, mas eles continuaram lá. Não deixo de frequentar na área rural. Minha cultura é a área rural e as pessoas que eu gosto de frequentar são da área rural”, contou a vereadora. Ela ainda disse que nesse primeiro momento ao assumir a secretaria de Desenvolvimento Rural será manter as estradas. “Precisamos manter a trafegabilidade das estradas proporcionando a passagem para carros, caminhão de leite, ração e até dos pedestres. O meu primeiro projeto é realmente investir nas estradas rurais e pontes”, complementou.
A cadeira da vereadora Soraia Balieiro na Câmara Municipal, será ocupada pela vereadora suplente, Rose Nicolino (Podemos), de Visconde de Mauá.