Tande anuncia pacote e lança concurso nacional para revitalizar o Centro de Resende

Parceria com o IAB vai selecionar projetos urbanos e culturais para transformar o centro histórico

Por Cyntia Freitas
70.cf.res.cidades.tande anuncia pacote .1.tande.divulgaÇÃopmr

RESENDE

O prefeito Tande Vieira, anunciou, na noite desta segunda-feira, dia 4, um amplo pacote de ações para dar início ao processo de revitalização do Centro Histórico da cidade, uma das prioridades da atual gestão. Um dos grandes destaques é o lançamento do Concurso Nacional de Projetos Urbanísticos e Arquitetônicos, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que será responsável por selecionar as melhores propostas para a requalificação urbana e cultural da região central.

As ações têm como principal objetivo transformar o Centro Histórico em um espaço mais bonito, funcional e conectado com o futuro de Resende, sem perder sua essência cultural e histórica. A proposta é fazer do centro um polo de desenvolvimento urbano, turismo, economia criativa e convivência social.

Entre as medidas já definidas está a publicação do edital de licitação para a reforma do Cine Vitória, marcada para o próximo dia 28, simbolizando o resgate de um dos principais equipamentos culturais do município. A Prefeitura também obteve o certificado do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), garantindo o financiamento necessário à reforma da antiga Casa de Câmara e Cadeia, atual Casa de Cultura Marcelo de Carvalho Miranda.

Outro avanço importante é o envio à Câmara Municipal dos projetos da nova Lei do Patrimônio e da nova Lei do Centro Histórico, com o objetivo de atualizar o marco legal da região, incentivar investimentos e fortalecer a preservação do casario e do patrimônio histórico. Também foi publicado o decreto de desapropriação dos imóveis onde funcionaram o Museu de Arte Moderna e a antiga Telerj, agora incluídos no plano de requalificação.

70.cf.res.cidades.tande anuncia pacote .2.concurso.divulgaÇÃopmr

Concurso do IAB definirá projetos para o novo centro de Resende – Divulgação PMR

O governo municipal também está finalizando um acordo de cooperação técnica com foco no design de experiências culturais no centro, priorizando o uso social e criativo dos espaços urbanos como forma de atrair novos públicos e fomentar a economia local. Já no dia 17 de setembro, será realizado o 1º workshop sobre incentivos fiscais e urbanísticos, voltado a proprietários de imóveis e investidores interessados em participar da transformação do centro.

Durante o anúncio, o prefeito falou sobre o representa a revitalização do Centro Histórico para a gestão atual. Ele destacou a importância do projeto como um compromisso de governo e uma visão de futuro para a cidade. “Estamos muito orgulhosos com o caminho que estamos construindo. Revitalizar o Centro Histórico é mais do que uma obra física: é um compromisso da nossa gestão com a história, a cultura e o futuro de Resende. Queremos transformar essa região em um lugar mais bonito, cheio de vida, oportunidades e identidade- um centro verdadeiramente à altura do que nossa cidade merece”, afirmou Tande.

Durante o anúncio, Tande também agradeceu o apoio institucional do IAB, com destaque para a presidente Marcela Abla e os coordenadores do concurso, Marina Lage e Pablo Benetti, pela dedicação à construção do edital e ao incentivo à arquitetura de qualidade. Ele também elogiou o empenho da equipe da Prefeitura, com menção especial à secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Camila Moreira, e ao superintendente de Patrimônio Histórico, Caleb Chaves, pelo trabalho técnico e compromisso com a preservação do patrimônio da cidade.

Concurso nacional valoriza arquitetura, cultura e história de Resende

Um dos pilares do pacote de revitalização do Centro Histórico de Resende é o lançamento do Concurso Nacional de Projetos Urbanísticos e Arquitetônicos, promovido pela Prefeitura em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A iniciativa tem como objetivo reunir propostas inovadoras de todo o país para transformar a região central da cidade, respeitando sua identidade histórica e cultural, mas incorporando soluções urbanísticas contemporâneas.

A escolha do concurso como instrumento de planejamento urbano reflete o compromisso da atual gestão com a transparência, a qualidade técnica e a valorização da arquitetura brasileira. O certame vai selecionar os melhores projetos voltados à requalificação de espaços públicos, melhoria da mobilidade, estímulo ao uso social e criativo das áreas históricas, além da promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento urbano integrado.

Segundo a Prefeitura, o concurso é uma oportunidade para abrir o debate público, engajar especialistas e atrair olhares qualificados sobre o potencial do centro histórico. A parceria com o IAB garante a condução técnica e ética do processo, com ampla divulgação e participação nacional. O edital, cronograma e demais informações estão disponíveis no site oficial: centrohistorico.concursosresendeviva.org.br.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos