RESENDE
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e a Suspensys, uma das Empresas Randon, especializada em sistemas de suspensão e eixos, assinaram parceria para a montagem de suspensões pneumáticas em seus caminhões e ônibus que tenham esse opcional. A operação vai ocorrer dentro do complexo industrial da VWCO em Resende. Como resultado, a Suspensys passa a integrar o Consórcio Modular, modelo de produção da VWCO em que a fabricante de veículos comerciais compartilha a responsabilidade de montagem em sua fábrica com os fornecedores.
Desde sua criação, que completa 25 anos neste mês de julho, é a primeira vez que o Consórcio Modular receberá um parceiro para um novo componente. Neste caso, a suspensão pneumática. A Suspensys passa a compor o modelo de produção, considerado revolucionário até hoje e que só existe na VWCO em todo o mundo. “Esse anúncio é emblemático para nós. O acordo vem para suprir uma demanda no mercado: cada vez mais, nossos clientes vão buscar o conforto e a eficiência operacional que a suspensão pneumática propicia aos veículos e estamos preparados para isso. Em meio a todo esse cenário difícil que a indústria está vivendo, fechamos uma nova parceria por acreditarmos que o futuro será melhor e promissor”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Para a Suspensys, a perspectiva também é positiva. “Integrar o Consórcio Modular fortalece ainda mais o relacionamento entre as Empresas Randon e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que há mais de 30 anos consolidam uma importante parceria comercial. Com os investimentos e o fornecimento de sistemas de suspensão pneumática, mais do que aprimorar nosso portfólio, estamos reforçando, junto ao mercado, nosso posicionamento como companhia que apresenta soluções inovadoras aos clientes”, destaca o COO das Empresas Randon, Sergio Carvalho.
FASE PILOTO
A fase agora é de implementar esse acordo com uma fase piloto a partir de outubro de 2020 e previsão de início efetivo em 2021. Ao longo dos próximos meses, a Suspensys vai instalar a linha de montagem no seu prédio que abriga também o Customer Forum da VWCO. Será dedicada uma área de 4 mil metros quadrados no empreendimento onde serão instalados os equipamentos de ponta necessários à operação, mantendo todas as atividades atuais da VWCO no Customer Forum.
De lá, os componentes sairão sequenciados rumo à linha final da VWCO e, dentro do contexto de parceria que o Consórcio Modular prevê, o acoplamento da suspensão pneumática no chassi ficará a cargo da Meritor, tendo a Maxion também envolvida no processo para a pré-instalação de algumas peças no veículo.
A Suspensys ficará responsável pela pré-montagem de suspensões pneumáticas para os caminhões e ônibus da Volkswagen. Será também a fornecedora do sistema modular de suspensões full-air concebido em conjunto pela Suspensys e a VWCO para seu portfólio de veículos. Anteriormente, parte dessa operação era feita fora da fábrica da VWCO.