PINHEIRAL
Um homem, de 30 anos, foi baleado e morto em Pinheiral, na noite de segunda-feira, dia 28, após uma festa para comemorar o indulto de Natal do mesmo. Segundo a equipe do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM), houve um desentendimento entre a equipe da 3ª Cia. com o mesmo que, segundo a PM, tentou tirar um fuzil de um dos agentes, iniciando uma briga e um disparo, que o atingiu.
Segundo registrado pela PM na 101ª Delegacia de Polícia (DP), a equipe foi acionada para comparecer até o bairro Palmeiras onde, segundo chamado feito via 190, havia tumulto e perturbação do sossego. “Decorrente de uma festa organizada para comemorar a “saída de Natal”, indulto, de um homem. Segundo vários denunciantes, os participantes estariam com som alto ostentando títulos de apologia ao tráfico de drogas e possível exposição de armas de fogo”, registrou a PM.
A equipe informou ainda que visando averiguar a veracidade das denúncias e preservação da ordem pública, uma guarnição se deslocou ao local da ocorrência onde se deparou com um grupo de pessoas ostentando som alto, conforme características da denúncia. “Ao realizar abordagem, para segurança dos ali presentes e da guarnição policial, foi ordenado que todos se colocassem com as mãos na parede e em posição de revista pessoal. Neste momento, quando os policiais se encontravam com atenção ao grupo que seria revistado, surgiu uma pessoa do interior do imóvel gritando, com atitude muito agressiva, que: ninguém vai ser revistado aqui, ninguém vai ser revistado aqui”, narrou a equipe do 28° BPM.
Os agentes disseram ainda que os policiais tiveram a atenção voltada para este elemento e por diversas vezes solicitaram ao mesmo que se juntasse ao grupo, encostando as mãos na parede e em posição de revista pessoal. “O mesmo, além de não acatar a ordem policial, investiu agressivamente contra as guarnições tentando tomar o fuzil de um dos policiais em serviço”, registrou a PM, explicando que na atitude sorrateira e tempestiva do suspeito, um policial militar visando se defender e protegendo a integridade de todos os presentes, ofereceu resistência à investida do elemento, que se agarrou ao armamento e ocasionou luta corporal contra o policial militar. “Com ações de puxa e empurra, tentando insistentemente empunhar o armamento para posição de disparo. Que nesta ação agressiva gerada pelo elemento ocorreu o disparo do armamento vindo a atingir o mesmo”, registrou a PM.
A equipe contou ainda que as guarnições presentes prestaram o devido socorro acionando o Serviço Móvel de Urgência (Samu). E que neste momento de espera, houve início de um clima ostensivo no local, pois algumas pessoas ali presentes aliadas ao homem ferido, que “começaram a incitar os demais contra as guarnições policiais”, completou o 28° BPM.
A equipe disse ainda que após consulta realizada ao sistema de inteligência da 2ª Seção do 28° BPM, constatou que o homem teria nove anotações criminais, sendo três por homicídio, cinco por tráfico de drogas e associação ao tráfico e uma por corrupção ativa.
A ocorrência foi apresentada a 101ª DP para medidas de praxe e o homem acabou não resistindo aos ferimentos.