SUL FLUMINENSE
O subsecretário estadual de Prevenção à Dependência Química, Marcos Moura, se reuniu nesta segunda-feira, dia 30, com representantes de municípios da região Sul Fluminense. Estiveram presentes o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco e a Coordenadora Municipal de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, de Volta Redonda, além de representantes dos municípios de Barra Mansa, Rio Claro, Valença, Itatiaia e Paulo de Frontin. Integrantes de conselhos e outras entidades ligadas a mesma causa também participaram dos debates. A pasta é ligada à Secretaria Estadual de Assistência Social e a reunião aconteceu no auditório da Prefeitura de Volta Redonda.
Uma das principais reivindicações das cidades do Sul Fluminense é conseguir mais apoio institucional do estado para fortalecer a prevenção e tratar os dependentes químicos, principalmente quando se tratam de pessoas que chegam pela rede pública de saúde. Em muitos casos, é necessário ou recomendado que os pacientes sejam tratados em clínicas terapêuticas com equipes multidisciplinares com psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e médicos. Com isso, o tratamento pode ficar muito oneroso e é necessário ampliar as parcerias para ofertar esse tipo de serviço no âmbito municipal.
Neuza Jordão afirmou que é preciso pensar em prevenção e no que pode ser feito para vencer o grande desafio de criar uma ampla rede contra as drogas. Segundo Marcos Moura, o encontro serviu para buscar uma melhor aproximação dos municípios com o governo estadual na construção dessa política de prevenção às drogas, ainda em construção no governo do Estado. Ele ressaltou que está há apenas 60 dias no cargo e precisa se inteirar das particularidades de cada região e municípios para atuar com maior intensidade.
Uma nova reunião entre os municípios para definir as propostas de trabalho conjunto com o estado está agendada para o dia 16 de setembro, no auditório da Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda. Desse encontro, o subsecretário sugeriu que seja tirado um representante do sul fluminense para comparecer no Rio de Janeiro e participar de uma mesa de trabalho. A previsão é que esta reunião no Rio aconteça até 23 de setembro.