>
728x90 vacina (1)

STF determina a exclusão do ICMS da base de cálculo da PIS/Cofins

Por SEA - Coluna Jurídica
bnr am aniv barra mansa 970x150

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que o ICMS não compõe a base de cálculo das contribuições PIS e Cofins, o que ocasiona impacto extremamente positivo na carga tributária suportada pelos empresários brasileiros.

Isso porque, antes da decisão do STF, o montante recolhido pelo empresário a título de PIS/Confins tomava por base o seu faturamento bruto, que englobava o preço final das mercadorias comercializadas, do qual o ICMS faz parte.

Com a decisão, o empresário passa a ter que recolher as contribuições sobre seu faturamento real, isto é, excluindo-se do cálculo o ICMS que compõe o preço final da mercadoria, reduzindo significativamente a quantia a ser recolhida ao Fisco.


Entretanto, há uma tendência de que o STF restrinja os efeitos de tal decisão, de modo que o contribuinte prejudicado deve, o quanto antes, reivindicar judicialmente a quantia indevidamente paga nos últimos cinco anos.

 

Felipe Reis Fagundes Da Costa

OAB/RJ 212.534-E

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos