Sondagem Popular do MEP 2017 tem a intolerância como tema

0

VOLTA REDONDA

Foi lançada na manhã de ontem, no bairro Vila Santa Cecília, a Segunda Sondagem Popular deste ano do Movimento pela Ética na Política (MEP). A pesquisa visa verificar a percepção da população sobre o tema intolerância em suas variações. O instrumento de escuta, segundo os organizadores, faz parte do processo construtivo de ‘cidadania ativa’ do movimento e pretende ouvir em especial os jovens. A sondagem segue até sexta-feira, 29, e o resultado será divulgado à imprensa na próxima segunda-feira, dia 2 de outubro.

De acordo com os organizadores, a sondagem está sendo realizada nas ruas, nas salas de aula, próximo aos estabelecimentos educacionais, comerciais, industriais e também em diferentes bairros, por meio dos alunos do Pré do MEP, que respondem o questionário em sala de aula e aplicam nos seus espaços de vivências.

O projeto tem como suporte participativo os estudantes e educadores do Pré-vestibular Cidadão, colaboradores. O objetivo é ouvir cerca 400 pessoas através de questionário até a próxima sexta-feira, dia 29. Segundo destacou o coordenador da sondagem, o professor voluntário no Pré-Vestibular do MEP, Érique Barcelos, o resultado será utilizado como instrumento de trabalho educacional na ‘Escola MEP’ e também será disponibilizado à sociedade.

O professor disse ainda que, o trabalho tem o apoio material da Ordem dos Advogados do Brasil de Volta Redonda (OAB-VR). “É uma questão relevante e de extrema importância para quem está envolvida nessa questão social. Com o resultado conseguiremos mapear as áreas da intolerância e preconceito na cidade. Sabemos que a intolerância é mais nítida, mas o preconceito ainda é velado. Com essa sondagem, poderemos saber mais sobre o pensamento das pessoas, principalmente dos jovens”, declarou o professor. A aluna do Pré-Vestibular Cidadão, Bruna de Sousa, destacou que, como aluna acha que a juventude vai aceitar bem as perguntas e, com certeza, muitos vão avaliar bem o tema.

Os pesquisados devem responder sim ou não para as perguntas se já foi vítima de algum tipo de preconceito ou intolerância, onde sofreu a intolerância ou o preconceito e se já foi preconceituoso ou intolerante com alguém.

Deixe um Comentário