Gestores da rede municipal de ensino da cidade para socializar algumas práticas realizadas em sala de aula durante o ano de 2018, com metodologia aplicada através da parceria com o Instituto Votorantim. Denominado ‘Socializando práticas de Gestão’ teve abertura realizada ao som de violinos pelos alunos do Colégio Municipal Antônio Rocha, o evento aconteceu nesta terça-feira, dia 27, no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Com foco numa nova perspectiva educacional voltada para a resignificação das práticas pedagógicas e a construção de uma metodologia de ensino adaptada à realidade da comunidade escolar, o Programa Votorantim pela Educação (PVE) visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino nas localidades onde há operações da empresa.
No encontro foram compartilhadas ainda experiências desenvolvidas pelas 17 escolas envolvidas diretamente no projeto. Foram compostas quatro mesas com os seguintes temas: Resultados dos reprocessos de gestão e atividades formativas – o tema foi apresentado pelos gestores da Escola Jahyra Drable (Distrito de Amparo), Escola Municipal Cajueiros, Damião Medeiros (ambas na Região Leste), Lions (Santa Inês) e Whashington Luiz (Saudade); Acompanhamento das aprendizagens – por gestoras das escolas Rialto, Iracema Pamplona (Ano Bom), Antônio Pereira Bruno (Goiabal) e Djair Machado (Siderlândia); a Formação continuada ficou a cargo das escolas Bartholomeu Anacleto (Floriano), Carlos Haasis (Boa Vista I) e Presidente Tancredo Neves (Piteiras) e, por último as práticas pedagógicas foram abordadas pela direção e orientadores educacionais das escolas Argemiro de Paula Coutinho (São Luiz), Eulália Gouvêa (Vila Independência), Independência e Luz (Vale do Paraíba) e Rotary (Monte Cristo).
O gestor da comunidade Cedac, Douglas de Toledo Vaz, proferiu a palestra ‘O papel dos gestores na garantia do direito a educação’, na oportunidade, o educador comentou que a competência dos gestores tem congregado esforços para qualificar e aprimorar cada vez mais os profissionais da educação e os alunos. “Os impactos na educação têm sido significativos. Temos acompanhado cada etapa do trabalho de formação e capacitação dos gestores, sob a perspectiva de um novo modelo de aprendizagem, onde o educador”, ressaltou Vaz.
A gerente de educação básica do município, Saionara Maciel, ressaltou que a parceria com o PVE acontece pelo segundo ano consecutivo. Em 2017 o PVE contemplou 40 educadores e 12 escolas onde foram desenvolvidas temáticas focadas na educação inclusiva. “Neste ano. a meta foi alcançar diretamente cerca de quatro mil alunos, de 17 unidades escolares, e de maneira indireta, aproximadamente 20 mil educandos da rede municipal de educação. Este encontro é a culminância do trabalhado efetuado a partir da parceria com o PVE”, detalhou.
Cecília Maria Lúcio Pacheco, professora do município há 28 anos e atuando no momento no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae), disse que a metodologia apresentada faz repensar as práticas pedagógicas. “É uma oportunidade de construir e rever o dia a dia em sala de aula”, concluiu.