Skate brasileiro terá 40 representantes nos mundiais de Street e Park em Sharjah (EAU)

0

 

Skate brasileiro terá 40 representantes nos mundiais de Street e Park em Sharjah (EAU)

 

SÃO PAULO

O skate brasileiro inicia a temporada 2023 com os Mundiais de Street e Park, em Sharjah (Emirados Árabes). Valendo pontos importantes na corrida olímpica para Paris 2024, as disputas começam pelo Street, de 29 a 5 de fevereiro, e seguem com o Park, de 5 a 12 de fevereiro. Serão 40 brasileiros nas disputas, entre as duas modalidades.

Confira a relação de nomes!

No Street feminino, serão cinco nomes da Seleção Brasileira Principal e um da Júnior: Gabriela Mazetto, Kemily Suiara, Marina Gabriela, Pâmela Rosa e Rayssa Leal, além de Maria Clara (Júnior). Além delas, Carla Karolina também estará nas disputas.

Isabelly Ávila e Virginia Fortes Aguas, ambas da Seleção Brasileira, se recuperam de lesão e não embarcam para os Emirados Árabes.

No Street masculino, estarão no evento os seis skatistas da Seleção Principal e um da Júnior: Eduardo Neves, Gabryel Aguilar, João Lucas Alves, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Lucas Rabelo, além de Filipe Mota (Júnior). Carlos Ribeiro, Ivan Monteiro, Kelvin Hoefler e Vinicius Costa também irão representar o Brasil.

No Park feminino, o Brasil terá os seis nomes da Seleção Principal e dois da Júnior: Dora Varella, Erica Leguizamon, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Victoria Bassi e Yndiara Asp, além de Fernanda Tonissi e Sofia Godoy, ambas da Júnior. Emily Antunes e Lua Vicente ainda estão entre as representantes do skate nacional.

No Park masculino, entre os skatistas da Seleção, serão cinco nomes da Principal e dois da Júnior: Augusto Akio, Luigi Cini, Murilo Peres, Pedro Barros e Pedro Quintas e Gui Khury e Kalani Konig, dupla da Júnior. Andre Mariano, Héricles Fagundes, Mateus Hiroshi, Pedro Carvalho e o ídolo Sandro Dias.

Luiz Francisco, da Seleção Brasileira, se recupera de lesão e não irá para Sharjah.

Preparação

Com foco na preparação para o Mundial, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) promoveu uma semana de treinamento para as duas modalidades.

A Seleção de Street se reuniu entre os dias 15 e 21 de janeiro na Praça Duó, no Rio de Janeiro (RJ). Eduardo Neves, Giovanni Vianna, João Lucas Alves, Vinicius Costa (convidado), Carla Karolina (convidada), Gabriela Mazetto, Kemily Suiara e Maria Clara (Seleção Júnior) participaram.

A Seleção de Park treinou entre os dias 16 e 22 de janeiro no Sandro Dias Camp, complexo em Vargem, interior de São Paulo. Augusto Akio, Luigi Cini, Murilo Peres, Dora Varella, Erica Leguizamon, Isadora Pacheco, Victoria Bassi e Yndiara Asp estiveram no encontro, que também contou com a participação de Sandro Dias.

Entre os membros da comissão técnica, os skatistas contaram com o suporte dos consultores técnicos Edgard Pereira Vovô (Park) e Rogério Mancha (Street), do auxiliar técnico Miguel Catarina (Park), dos fisioterapeutas Carlos Barreto (Street) e Douglas da Costa (Park), do observador técnico Julio Detefon e da psicóloga Juliane Fechio.

 

 

 

Critérios de classificação para o Mundial

No Street, os cinco melhores skatistas do ranking mundial da World Skate entram direto na segunda fase do evento (quartas de final).

A primeira fase (classificatórias) será composta pelos skatistas que estão entre a sexta e a 30ª colocação do ranking, além das vagas destinadas aos países (country quotas*).

Com base nos critérios, o Brasil terá Rayssa Leal (5ª do ranking mundial) direto na segunda fase. Pâmela Rosa (8ª) e Gabriela Mazetto (14ª) estarão na primeira fase, assim como Carla Karolina, Kemily Suiara, Maria Clara e Marina Gabriela.

No masculino, o skate nacional tem Gabryel Aguilar (11º do ranking), Kelvin Hoefler (14º), João Lucas Alves (17º), Filipe Mota (19º) e Carlos Ribeiro (30º) no top 30. Além deles, Eduardo Neves, Ivan Monteiro, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna, Lucas Rabelo e Vinicius Costa também estarão na primeira fase.

No Park, como não houve nenhum evento classificatório desde os Jogos de Tóquio, medalhistas olímpicos e o top 5 do ranking mundial (pré-Olimpíadas) têm vaga assegurada na segunda fase (quartas de final).

Assim como no Street, a primeira fase (classificatórias) será composta pelos skatistas que estão entre a sexta e a 30ª colocação do ranking, além das vagas destinadas aos países (country quotas*).

Pedro Barros (medalha de prata e 4º no ranking) entrará direto nas disputas da segunda fase. A primeira fase terá Pedro Quintas (10º), Murilo Peres (18º), Mateus Hiroshi (19º) e Héricles Fagundes (28º), além de Andre Mariano, Augusto Akio, Gui Khury, Kalani Konig, Luigi Cini, Pedro Carvalho e Sandro Dias.

No Park feminino, Dora Varella (9ª do ranking), Isadora Pacheco (11ª), Yndiara Asp (14ª) e Victoria Bassi (23ª) estão entre as 30 melhores do ranking mundial. Na primeira fase, o skate nacional ainda terá Emily Antunes, Erica Leguizamon, Fernanda Tonissi, Lua Vicente, Raicca Ventura e Sofia Godoy.

Obs.: nomes indicados pela comissão técnica da CBSk com base em critérios técnicos.

Formato de disputa

Street

Na primeira (classificatórias) e na segunda fase (quartas de final), os skatistas terão direito de realizar duas voltas de 45 segundos, valendo como pontuação final a volta de maior nota.

Na semifinal e na final, cada skatista realiza duas voltas e cinco tentativas de manobra. A pontuação final será composta pela somatória de três notas: melhor volta e as duas manobras de maior pontuação.

Na primeira fase, avançam 32 skatistas e, na segunda, 16. Na semifinal, os oito melhores garantem vaga na decisão.

Park

Nas quatro fases, cada skatista pode realizar três voltas de 45 segundos, valendo como nota final a volta de maior pontuação.

Assim como no Street, 32 skatistas avançam na primeira fase e 16 na segunda. Na semifinal, os oito melhores garantem vaga na decisão.

Cronograma

Mundial de Street

29 de janeiro a 5 de fevereiro

Domingo (29/01), segunda (30/01) e terça (31/01) – treinos

Quarta (01/02) – classificatórias feminino

Quinta (02/02) – classificatórias masculino

Sexta (03/02) – quartas de final – feminino e masculino

Sábado (04/02) – semifinal – feminino e masculino

Domingo (05/02) – final – feminino e masculino

Mundial de Park

5 a 12 de fevereiro

Domingo (05/02), segunda (06/02) e terça (07/02) – treinos

Quarta (08/02) – classificatórias feminino

Quinta (09/02) – classificatórias masculino

Sexta (10/02) – quartas de final – feminino e masculino

Sábado (11/02) – semifinal – feminino e masculino

Domingo (12/02) – final – feminino e masculino.

Deixe um Comentário