Situação incerta nos postos do Detran

0

SUL FLUMINENSE

Continua incerto o funcionamento dos postos do Detran na região. Nada foi acordado e nenhum pagamento foi feito. O único serviço que vem sendo feito é a entrega de documentos.

De acordo com o vice presidente sindicato e asseio e conservação do Sul Fluminense, Ivan de Amorim Tavares, a única novidade que se tem do caso é a saída da Prol, terceirizada que não tem realizado os pagamentos dos funcionários. “Eles acumulam os salários de setembro e outubro, além de vale transporte e alimentação. Já sabemos que o contrato com a Prol está chegando ao fim, mas ainda não fomos informados quando e qual empresa irá assumir”, citou Ivan.

“É uma grande vergonha toda essa situação, para onde vai todo o dinheiro que pagamos de impostos, multas e taxas? Vou transferir a placa do meu carro para Minas ou São Paulo e parar de dar dinheiro para esse estado falido que é o Rio de Janeiro”, reclama um usuário que preferiu não se identificar.

Nota oficial

O Detran esclarece que está em dia com o pagamento dos seus fornecedores e vem realizando mutirões com servidores concursados para suprir a ausência dos funcionários terceirizados. No entanto, uma penalidade administrativa aplicada à Prol, empresa responsável pela contratação daqueles colaboradores, impede, por lei, que o poder público pague a prestadoras de serviço nessa situação. Os usuários com atendimento marcado que não puderem ser atendidos poderão retornar ao posto em até uma semana após a normalização do serviço, sem necessidade de reagendamento. Além disso, o Detran já está contratando outras firmas para assumir esta prestação de serviços.

Prazo Ampliado 

O Detran ampliou os prazos de vistoria dos automóveis com placas com finais 8 e 9. A medida visa a compensar os dias de paralisação de funcionários terceirizados nos postos de vistoria. Os veículos com a placa terminando com o número 8 poderão ser submetidos à inspeção anual obrigatória até o dia 30 de novembro e os com final 9, até 31 de dezembro.

Para isso, os proprietários deverão ter pago as taxas de licenciamento, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e as multas de trânsito atreladas ao automóvel.

Desde o último dia 13, os funcionários terceirizados iniciaram paralisações pontuais. O Detran esclarece que está em dia com o pagamento das demais prestadoras de serviço. No entanto, uma penalidade administrativa impede que pagamentos para a empresa Prol sejam realizados. Além disso, o Detran já está contratando outras firmas para assumir esta prestação de serviços.

Já o Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do estado com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 19 cidades, em 29 edições, com mais de 50 mil atendimentos.

 

Não há previsão de retorno dos trabalhos//Fábio Guimas

Deixe um Comentário