PIRAÍ
O prefeito de Piraí, Dr. Ricardo Passos, assinou decreto nesta sexta-feira, 10, declarando situação de emergência no município, pelas chuvas intensas com valores de 104,2 mm, de quinta-feira, 9, com duração de duas horas ininterruptas. Segundo ele, a média mensal do município era de 94 mm.
Considerando que devido aos danos e prejuízos expressivos e diante da necessidade de atuação municipal na pronta resposta, em ações de assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais e da possibilidade de mais deslizamentos nos trechos trafegáveis do município, o parecer do órgão de Proteção e Defesa Civil do Município de Piraí declara existência de situação de anormal provocada por desastre e caracterizada como Situação de Emergência, conforme disposto na Portaria MDR Nº 260, de 2 de fevereiro de 2022.
Conforme o decreto com validade de prazo máximo de 180 dias, fica declarada a situação de emergência Nível II, segundo o FIDE (Formulário de Informações do Desastre), em virtude do desastre classificado e codificado como chuvas intensas. De tal forma, fica confirmada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.