Sistema Eletrônico de Informações completa um mês gerando economia aos cofres públicos de Volta Redonda

SEI-RJ, que tem como foco a digitalização de documentos e processos, registrou saldo positivo

Por Tânia Cruz
sistema eletrônico de informações completa um mês gerando economia aos cofres públicos de volta redonda cris oliveira secom pmvr

VOLTA REDONDA
Em seu primeiro mês de operação em Volta Redonda, o Sistema Eletrônico de Informações do Rio de Janeiro (SEI-RJ), implantado no município por meio de acordo de cooperação técnica com o Governo do Estado, já apresenta resultados positivos. Adotado pela administração municipal, através do Programa RJ Digital Municípios, o SEI-RJ gerou, de 15 de julho a 15 de agosto, 12 mil documentos. Com foco na digitalização, o objetivo do novo sistema é desburocratizar a gestão pública e facilitar a vida da população.
Nesse período inicial em operação, o Sistema Eletrônico de Informações também registrou o cadastro de 1.250 usuários e a geração de 5 mil processos. De acordo com a Seplag, durante o primeiro mês o SEI-RJ já gerou uma economia de aproximadamente R$ 13 mil aos cofres públicos, por conta da redução no consumo de materiais como folhas de papel e insumos para impressão de documentos.
COORDENAÇÃO DO SEI-RJ
A coordenação do SEI-RJ em Volta Redonda é feita pela Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag). A secretária Cora Peixoto da Silva ressalta o quanto esses indicadores são bastante relevantes. “É uma enorme satisfação acompanharmos os resultados exitosos dessa política interna, após todos os esforços iniciais: desde a autorização de uso até as capacitações do corpo técnico e a familiarização dessa nova cultura. Agora podemos contar com um fluxo mais célere, que traz impactos positivos para o meio ambiente e ainda para a transparência e controle da instituição”, frisou Cora.
A implantação do SEI-RJ possibilita que ações da prefeitura como, por exemplo, tramitação de memorandos, ofícios e todos os processos administrativos sejam realizadas de forma digital. Além de uma grande economia de papel e material de expediente, a nova solução dará mais agilidade, transparência, eficiência e celeridade aos processos. A substituição do papel também confere mais segurança e confiabilidade nos dados transmitidos e permitirá consultas mais ágeis e eficazes, além de melhor controle de prazos.
IMPACTO AMBIENTAL
Outro ponto positivo gerado pela implantação do SEI-RJ é a redução do impacto ao meio ambiente, já que a tramitação de documentos por via eletrônica atua como estímulo à preocupação e consciência ambiental, além de colaborar para a aplicação de conceitos de desenvolvimento sustentável na atual gestão administrativa. “Por isso, é fundamental que a administração pública adote ações econômicas e racionais para minimizar esses impactos. E estamos fazendo isso com o SEI, que, além de ajudar no menor impacto ambiental, também possibilita a atuação simultânea de diversas unidades em um mesmo processo, reduzindo o tempo de realização das atividades”, concluiu a secretária Cora Peixoto.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos