Sistema de iluminação pública utiliza lâmpadas de LED, em Resende

0

RESENDE

Prevendo uma economia de 40% aos cofres públicos, a Prefeitura de Resende iniciou,  semana passada, a troca do sistema de iluminação pública do município, que passará a funcionar com lâmpadas de LED, mais brancas e com maior poder de iluminação. A medida, que proporcionará mais segurança à população, também representará uma economia de mais de 40% aos cofres públicos. Conforme o projeto, cerca de 14 mil pontos de luz, localizados na área urbana do município, terão as lâmpadas tradicionais, que são mais amareladas, substituídas pelas de LED.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz (DEM) ressalta que a troca do sistema atende a uma reivindicação antiga da população, que vê nesta medida, uma ação importante de reforço da segurança. “A instalação das novas lâmpadas, que é uma iniciativa muito aguardada pelos moradores, já está sendo feita em alguns pontos da cidade, onde o serviço estava bastante precário, causando insegurança para a comunidade, como é o caso do bairro Boa Vista”, frisou o prefeito, acrescentando que ao longo das próximas semanas, outros bairros também serão beneficiados. “Serão um total de mais de 14 mil pontos de luz substituídos. Com esta medida, embora não seja uma responsabilidade do município, a Prefeitura está fazendo a sua parte para reforçar a segurança da cidade, garantindo o direito de ir e vir dos cidadãos que precisa circular no período noturno, em especial os estudantes e os trabalhadores que fazem turno”, disse o prefeito.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, além de proporcionarem uma iluminação mais eficiente, as lâmpadas de LED também trazem benefícios ambientais, já que têm uma vida útil maior, que pode chegar a 100 mil horas de uso, e não usam materiais tóxicos em sua composição, além de serem recicláveis. Só para ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que as lâmpadas incandescentes duram em torno de mil horas, e as fluorescentes por cerca de 10 mil horas. “Os primeiros bairros a serem beneficiados pela iniciativa são o Centro, Campos Elíseos e Boa Vista I e II, além da entrada da cidade, onde algumas unidades de LED já foram instaladas como, por exemplo, no viaduto de acesso ao bairro Paraíso, que ficou bem mais iluminado após a substituição das lâmpadas”, destacou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Vitor Sampaio

 

Deixe um Comentário