RESENDE
O posto municipal do Sistema Nacional de Emprego (Sine) está funcionando, prestando atendimento de segunda à sexta-feira, entre 8h30min e 16 horas, para contribuir com orientações úteis a quem procura acesso ao mercado de trabalho ou a alguns serviços específicos, como a solicitação para receber o seguro-desemprego. O atendimento respeita as regras de combate e prevenção à Covid-19.
No caso do seguro-desemprego, o Sine recebe pessoas mediante agendamento. Para contribuir com a segurança através do distanciamento social, a administração do espaço demarcou os lugares de cada pessoa na espera e permite a entrada de um cidadão por vez, sem a presença de acompanhantes. O agendamento pode ser feito pelo telefone 158 ou pelo site: saaweb.mte.gov.br. Já sobre as intermediações de mão de obra, os currículos podem enviados somente pela internet, utilizando o e-mail: [email protected]. “O Sine desempenha um papel fundamental no município, principalmente para as aqueles que buscam ingressar no mercado de trabalho. É uma ponte entre os empregadores e os candidatos. O processo consiste em uma demanda vinda de quem precisa de um funcionário com determinado requisito e o Sine disponibiliza os currículos que atendem essa demanda. Fica sob o critério do empregador a contratação ou não”, explica coordenadora do Sine Resende, Alessandra Brandão.
A agenda para o seguro-desemprego disponibiliza aproximadamente 30 atendimentos por dia, além de eventuais retornos de pessoas com pendências, como entregas de documentos que faltaram durante o primeiro contato. A coordenadora também comentou sobre o momento atípico, devido ao Covid-19 e o impacto no atendimento. “As pessoas possuem muitas dúvidas e aparecem precisando do esclarecimento. Com isso, buscamos um atendimento cada vez mais humano e que possa ajudar a população da forma mais prática possível”, diz Alessandra.