Sindicato Rural de Barra Mansa oferece central de apoio para auxiliar inscrições

0

Estão abertas as inscrições para o Curso Técnico em Agronegócio, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As inscrições podem ser feitas no site do Senar, onde também se encontra o edital completo do processo seletivo: http://etec.senar.org.br/processo-seletivo-20181/.

O Sindicato Rural de Barra Mansa disponibiliza uma central de apoio para dar assistência aos interessados em realizar a inscrição para o curso. De acordo com o presidente da entidade, Adilson Delgado Rezende, os candidatos que encontrarem dificuldades em se inscrever por conta própria podem visitar a sede da entidade, no bairro Ano Bom, onde haverá funcionários para auxiliá-los no processo.

“Nós observamos que inúmeras pessoas abandonaram o processo de inscrição pela metade, provavelmente por causa dos documentos que devem ser anexados no site do Senar. No Sindicato, nós podemos ajudar os interessados a terem acesso aos documentos necessários, digitalizar e anexar, além de prestar auxílio nas respostas às questões do formulário de inscrição”, explicou Rezende.

Neste ano, a seleção será feita através de análise curricular, é necessário que, no ato da inscrição, os candidatos enviem documentos como o certificado de conclusão do Ensino Médio e histórico escolar. Aqueles que querem se candidatar às vagas prioritárias devem anexar ainda, documentos que comprovem a sua relação com o setor de agronegócio.

No caso das vagas prioritárias, entre os documentos solicitados estão: cadastro no Programa Rural Sustentável (para agentes de assistência técnica e extensão); Cadastro Ambiental Rural da propriedade do candidato ou familiar em 1º grau (para agricultor familiar ou médio produtor) e Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (para agricultor familiar). “Os candidatos às vagas prioritárias também podem procurar a central de apoio do Sindicato Rural de Barra Mansa caso encontrem quaisquer dificuldades na obtenção dos documentos específicos”, acrescentou Adilson.

O CURSO

Para o primeiro semestre de 2018, serão disponibilizadas 40 vagas no polo de apoio presencial que funciona no Sindicato Rural de Barra Mansa. Os interessados têm até a próxima sexta-feira, para procurar a entidade e realizar a inscrição. A formação, que tem duração de dois anos, é totalmente gratuita e feita de forma semipresencial. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o Sindicato Rural, no telefone (24) 3323-1139.

O Curso Técnico em Agronegócio é reconhecido pelo MEC e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Os conteúdos são disponibilizados aos alunos na internet e reforçados pelas videoaulas e pelo material impresso. 20% da carga horária é reservada para aulas presenciais no polo de apoio e visitas técnicas a propriedades rurais e agroindústrias. Assim como o curso, todo o material didático, incluindo apostilas e DVDs, é garantido pelo Senar gratuitamente.