VOLTA REDONDA
O Dia do Trabalhador, celebrado neste dia 1º de maio, será marcado em Volta redonda com o lançamento, às 19 horas, da websérie “Na Masmorra Uma Voz”, que aborda a trajetória do bispo Dom Waldyr Calheiros e sua relação com os trabalhadores da cidade e região. É mais uma atividade em homenagem aos 100 anos do bispo, que seria comemorado no ano passado se ele ainda estivesse vivo. A homenagem é do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do historiador Erasmo Quiricci.
De acordo com os responsáveis pela homenagem, essa primeira exibição será restrita para convidados, imprensa e parceiros na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, na Rua Nossa Senhora da Conceição, 310, bairro Conforto, mas a ideia é popularizar a exibição do documentário. Após esse lançamento, o material estará disponível em diversas redes sociais e on-line.
O projeto é uma homenagem à fé, atuação, resistência e luta de Dom Waldir, que chegou em Volta Redonda para assumir a Diocese em 1966. Com uma cidade tipicamente operária e sede da maior indústria da América Latina, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que se tornou nos anos posteriores palco de inúmeros conflitos entre os metalúrgicos e a estatal.
O desafio se tornou ainda maior com o endurecimento da repressão do regime militar, a partir de 1968 com a implementação do AI-5. Como área de Segurança Nacional, a repressão foi muito dura em Volta Redonda, tendo como um dos pontos oficiais de tortura do regime no Estado do Rio de janeiro, o 1º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) de Barra Mansa, palco de assassinatos e local onde eram aprisionados, torturados os opositores políticos. “Na Masmorra Uma Voz” é uma websérie com quatro episódios. Dia 1º de maio será exibido o primeiro episódio que dará início a saga documental em formato audiovisual.