VOLTA REDONDA
O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) na noite desta terça-feira, dia 27, o II Simpósio sobre socioeducação. O evento, que aconteceu no Auditório Sylvio Shad, foi promovido em parceria com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) e teve como tema “Adolescência e o Ato Infracional – Os Desafios para Possibilitar Transformações”.
O reitor Dr. Francisco Sampaio abriu o simpósio e destacou que o tema dessa edição foi escolhido para a sensibilização e a preparação desses adolescentes para o convívio social como pessoas cidadãs e futuros profissionais favorecendo sua integração à família e a sociedade.
Desde 2023 o UGB-FERP desenvolve o projeto “Caminhos para o Futuro” com o CRIAAD Volta Redonda, unidade do Degase no município. Para o diretor-geral do Degase, Victor Poubel, essa parceria tem sido fundamental para a ressocialização dos jovens.
“Quero agradecer ao UGB e toda a equipe que acolhe nosso projeto de socioeducação. Isso é muito importante para a ressocialização dos jovens e aqui eles têm todo esse acolhimento. Hoje é uma oportunidade muito boa de discutir esse tema com outras pessoas”, pontou Poubel.
A mesa foi formada ainda pelo Dr. Paulo Rogério Di Biase, pró-reitor Administrativo do UGB-FERP; Dr. Leonardo Zulato Barbosa, promotor de Justiça da Infância e Juventude de Volta Redonda; a psicóloga Gisele Lacerda, representante do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)/Jovem Aprendiz de Volta Redonda e Danielle Cabral, diretora do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) do Degase.
O evento contou ainda com a presença de representantes dos deputados estaduais Munir Neto e Jari, do Conselho Regional de Assistência Social (CREAS-VR), Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), direção técnica do Cense-VR e Secretaria Municipal de Assistência Social.