‘Silêncio’ de Sonia Guggisberg pode ser visitada na Casa da Cultura

0

PARATY

Com o tema ‘Migrações’ os Consulados gerais da Suíça em São Paulo e no Rio de Janeiro uniram-se ao 15º Festival Paraty em Foco e abrem a população a exposição ‘Silêncio’ da artista suíço-brasileira, Sonia Guggisberg.

A exposição ‘Silêncio’ apresenta fotografias em diferentes suportes, vídeos e registros sonoros captados durantes suas viagens na Grécia, Malta e Lampedusa, ilha da Itália mais próxima do continente Africano, todas portas de entrada para a Europa. A mostra pode ser conferida até o próximo dia 17 na Casa da Cultura de Paraty, com entrada franca.

O projeto expositivo é motivado pela experimentação artística documental e busca linguagens que interroguem a presença do silêncio intelectual a respeito do gigante deslocamento humano e refúgio contemporâneo.

Silêncio

Ao lidar com um certo modo de interceder na vida,  Sonia Guggisberg passou a pensar seus processos de criação instaurando em suas obras procedimentos cada vez mais políticos. O que passa a dar sentido a essas experiências é o processo de testemunhar vidas anônimas, mergulhar nos seus movimentos, dissolver as alteridades e explicitar um certo modo de percebê-las a partir de imagens e sonoridades.

Guggisberg busca traduzir e interrogar a presença do silêncio em diferentes instâncias. O silêncio sobre a invisibilidade de milhões de pessoas o silêncio das imagens que gritam pela urgência da realidade e de suas consequências ainda sem solução, o silencio que reflete o esvaziamento de vidas, de seus passados e futuros. Trata-se de um silêncio que transforma a realidade em lacuna e apresenta seu testemunho em um discurso audiovisual e sonoro.

 

 

 

Deixe um Comentário