SUL FLUMINENSE
Termina hoje a Semana Estadual do Artesão, realizada em comemoração ao Dia do Artesão (19/03) pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), por meio do Programa Estadual de Artesanato. Os eventos, totalmente on-line, começaram no dia 19, e contam com oficinas, palestras ao vivo e distribuição de brindes para os artesãos.
Nesta quinta-feira, os artesãos poderão conferir a palestra “A relação entre o turismo e o artesanato”, ministrada por Luciana De Lamare, diretora executiva do Vale do Café Conventions e Vistors Bureau, às 11h. Nos outros dias, o público pôde acompanhar, pelo Facebook do programa, oficinas de crochê e pintura em porcelana, além de palestras sobre precificação de produto, Artesanato na História Cultural, a importância do Programa de Artesanato Brasileiro e orientação sobre aquisição de microcrédito pelo programa ArtCred RJ.
Durante a mesa de abertura do evento, o subsecretário de Turismo, Gerciano Lima Luz, ressaltou a importância do trabalho dos artesãos para o turismo. “Esta é uma data importante para homenagear todos os profissionais que se dedicam com afinco e satisfação à arte de produzir as mais belas peças de artesanato. A tecnologia trouxe muitas modificações na vida das pessoas e muitas profissões ficaram ultrapassadas e até mesmo acabaram ou foram substituídas, mas existem outras que permanecem mesmo com o passar dos anos e com toda inovação trazida pela tecnologia, justamente, pela sua peculiaridade. Uma dessas profissões é a de artesão: o principal motivo dela ainda existir e com tanta força é em função da cultura de cada região, tanto em nosso país como em várias partes do mundo. Qualquer peça produzida pelo artesão é única e foge de qualquer processo de produção em série de indústria”, afirmou.
Para o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, a semana reafirma o compromisso da Setur-RJ com os artesãos, além de ser uma oportunidade de valorização e qualificação. “Não tem como pensar em turismo sem pensar em artesanato. Em cada peça única produzida há uma diferente história, tanto para quem a fez quanto para quem a comprou. Cada lembrança adquirida é um pedacinho do lugar por onde o turista passou e guardará boas recordações. Essa semana foi de grande valia para todos nós, que sabemos a força e o potencial que o artesanato tem”, encerrou o secretário.
A semana conta com o apoio das lojas Caçula, da Agência de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio), do Instituto Federal do Rio de Janeiro, da Lina de Melo Artesanato Sustentável, e do Programa de Artesanato Brasileiro. As transmissões ao vivo estão disponíveis no Facebook do Programa Estadual de Artesanato: https://www.facebook.com/artesanatoemmovimento .