RIO DE JANEIRO
O Rio de Janeiro tornou-se referência internacional em Turismo Consciente. A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) acaba de adquirir o status de embaixadora do selo internacional “Safe Travels”, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que estabelece protocolos, a fim de tornar as viagens ainda mais seguras. A iniciativa foi intermediada pela Setur-RJ, colocando o Estado como primeiro da Região Sudeste a emitir o selo internacional.
A designação é voltada aos prestadores de serviços turísticos do setor público e privado do Estado. Entre as condições para a obtenção do reconhecimento, os requerentes devem já possuir a versão estadual “Rio de Janeiro Turismo Consciente”, além de estar alinhados às diretrizes, políticas e condições de biossegurança emitidas pela WTTC.
Para conquistar o “Safe Travels” os interessados, que atenderem aos requisitos já mencionados, deverão enviar um e-mail para: [email protected], fazendo a sua solicitação. Em seguida receberão o link de cadastramento, onde devem assinalar que estão de acordo com os Termos e Condições dos protocolos de saúde, emitidos pela WTTC. Após este passo e já sendo portador da chancela estadual “Rio de Janeiro Turismo Consciente”, a autorização de uso do “Safe Travels” é emitida, junto com todo o material de divulgação e identidade visual do projeto.
Para a secretária de Estado de Turismo, Adriana Homem de Carvalho, o anúncio da emissão do Selo é uma vitória para o turismo fluminense, que vem dando exemplo de boas práticas no setor, por meio do programa “Rio de Janeiro Turismo Consciente”. O site www.turismoconscienterj.com.br registra atualmente mais de 3 mil cadastros de prestadores turísticos de todo o RJ, estando 2,3 mil deles já disponíveis na plataforma digital.
O site também informa o status do monitoramento do que está em funcionamento nos destinos turísticos do Estado. “Estamos muito felizes por sermos embaixadores de um selo internacional que garante mais segurança às viagens dos turistas em todo o Estado. Acreditamos que representar um órgão tão importante como o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, reconhecido por grandes empresas e instituições ligadas ao trade internacional é uma oportunidade ímpar. Com esta parceria o turista se sente ainda mais seguro e toda a cadeia produtiva do setor é beneficiada”, afirma Adriana.
BOAS PRÁTICAS
No site Turismo Consciente RJ há orientação com a cartilha de boas práticas para o turismo no período de pandemia, como a exigência do uso de máscara facial. Os chamados 10 Mandamentos para o Turismo Consciente frisa a importância do turismo para o soerguimento da economia fluminense e a manutenção
de trabalho, empregos e renda de milhares de pessoas. “E por isso, o sucesso do selo é fundamental para atender esse novo turismo e para tal, é imprescindível a sinergia com toda a cadeia produtiva do estado do Rio de Janeiro”, frisa a Setur-RJ.
O portal também permite que empresas façam seu cadastro, obtendo o certificado Turismo Consciente RJ fomentando seus negócios. A inscrição é subdividida entre diversos ramos de atividade como Meios de de Hospedagens, Bares e Restaurantes, Agências de Viagens, Atrativos Turísticos, Transportadores Turísticos, Organizadores de Eventos, Espaços para Eventos, Guias de Turismo, Turismo de Natureza e Terminais.
Pelo site é possível, ainda, saber sobre a situação de equipamentos e barreiras de cada município fluminense durante o período da pandemia. O portal informa como estão os decretos sobre funcionamento dos equipamentos turísticos, utilizando um mapa e atualização dos atrativos em funcionamento. No caso de Barra Mansa, por exemplo, o portal indica entre os setores em atividade, o funcionamento parcial dos meios de hospedagem, comércio e bares e restaurantes.
Na vizinha Volta Redonda, indica o funcionamento pleno dos meios de hospedagem, comércio, bares e restaurantes, além dos atrativos turísticos. Em Resende, o Setur-RJ informa o funcionamento parcial dos meios de hospedagem, comércio, parques e atrativos turísticos, com liberação de bares e restaurantes. A Setur-RJ adverte que em casos de divergência de informações com as medidas adotadas pelas cidades, basta o visitante ou gestor informar através de um banner, no fim da página no próprio guia de dados do portal na seção Mapa Geral do Funcionamento dos Municípios.
DICAS DE ATRATIVOS
Uma das funcionalidades mais importantes ao turista sem dúvida é a concentração dos locais que já têm a certificação Turismo Consciente RJ, clicando no link ‘Sou Turista’. É possível realizar pesquisa pelo nome da localidade que o visitante pretende ir, ou indicar o nome de alguma das cidades do estado ou o tipo de serviço turístico que pleiteia utilizar.
Em Itatiaia há dicas da rede hoteleira e de gastronomia do bairro do Penedo, onde fica a Colônia Finlandesa. No caso de Resende não é diferente, com informações de algumas empresas de turismo e a rede de hotéis. O guia separa o distrito Visconde de Mauá e região, orientando sobre a rede de hospedagem dentro das normas do selo do turismo consciente. As cidades de Volta Redonda e Barra Mansa também aparecem com empresas de hospedagem e agências de turismo.
.