SUL FLUMINENSE
Com um total de mais de R$ 1,8 milhão de trabalhadores atendidos de janeiro de 2015 até novembro desse ano, os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) colaboram para a intermediação entre empresas e trabalhadores. Com atuais 43 postos fixos em todo o estado e Unidades do Sine Móvel, a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda atingiu neste mês quase 622 mil cadastros para intermediação de mão de obra, 689 mil para requisição do seguro-desemprego e outros 509 mi para a emissão das carteiras de trabalho. As unidades gerenciadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego contam com o convênio do Governo do Estado e municípios, promovendo sua operacionalização. “Mesmo com as dificuldades vividas no país, o Estado conseguiu dar sua contribuição à área de trabalho e renda”, afirmou o secretário de Trabalho e Renda, Milton Rattes.
E com o projeto de expansão para o interior, nesta sexta-feira, dia 30, ao menos duas cidades da região vão receber novos postos do Sine: Pinheiral e Itatiaia. Em Pinheiral, o posto do Sine será inaugurado às 11 horas, na Rua Benedito Honorato, nº 147, no Centro – anexo à unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Todos os serviços oferecidos serão gratuitos como emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social, o Seguro Desemprego e Intermediação de Mão de Obra. “Essa é mais uma conquista da nossa gestão que incentiva a geração de trabalho, renda e de emprego, para os moradores da cidade, que precisam uma oportunidade de trabalho no comércio da cidade e nas empresas de Pinheiral ou mesmo do Estado. Por isso, é com muita alegria que faremos a inauguração do posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Pinheiral, cumprindo mais uma promessa de campanha”, disse o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa.
O Sistema Nacional de Emprego é uma ferramenta que faz o intermédio entre as empresas e o candidato. O empregador entra em contato com o Sine com os pré-requisitos da vaga e o posto faz a busca nos currículos cadastrados no sistema, e se o candidato tiver as características pedidas pela empresa ele será automaticamente chamado.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Miguel Barbosa de Freitas, destacou a importância da agência no município. “A vantagem do município é que o Sine capta vagas de empregos em todo o Estado. Podemos encaminhar, por exemplo, pessoas da cidade que podem trabalhar na indústria naval em Angra ou Macaé. Essa ferramenta é um banco de dados para as empresas estarem buscando mão de obra necessária e, para o trabalhador, um apoio para poder voltar ao mercado de trabalho”, destacou Miguel.
A empresária do ramo alimentício, Eliane Martins Fonseca, disse que o Sine será de grande valia para os empresários da cidade. “Acredito que o Sistema Nacional de Emprego vai ser uma excelente ferramenta para contratar uma mão de obra que a gente necessita. Eu mesma, assim que abrir, vou lá procurar uma salgadeira profissional”, disse Eliane. E com a inauguração do Sine Pinheiral, a Sala do Empreendedor passará a funcionar na sede do Sine Pinheiral.
ITATIAIA
Em Itatiaia a inauguração do Sine Itatiaia, situado na Avenida dos Expedicionários, nº 575, Centro, ocorrerá às 14 horas. Os funcionários que vão trabalhar no local encerram nesta quinta-feira o treinamento realizado pela equipe do Sine Resende, sob a orientação da Setrab. O treinamento foi realizado na sede do Sine Resende, no Bairro Comercial. O treinamento foi determinado pelo Governo do Estado. Desde 2017 o Sine Resende conseguiu recolocar 1.309 trabalhadores no mercado, com contrações nos setores industriais e comerciais. E no primeiro semestre de 2018, quase 2.000 carteiras foram emitidas no município.