ITATIAIA
No próximo mês, uma importante campanha de saúde pública acontece, o “Dezembro Vermelho”, que visa a conscientização da população para o diagnóstico e a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, principalmente aquela causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico responsável pelas defesas do organismo e causa a AIDS, a síndrome da imunodeficiência humana.
Nesta sexta-feira, dia 1º, no Dia Mundial de Combate à Aids, o Setor de Programas Especiais de Saúde do município vai promover uma ação de conscientização, com realização de testes rápidos por livre demanda, sem necessidade de agendamento, no período das 9 às 15 horas. A ação acontecerá na sala dos Programas Especiais, localizada no Setor de Ginecologia, na Avenida dos Expedicionários, no Centro da cidade.
Segundo a coordenadora dos Programas Especiais de Saúde, Graziele Diniz Freitas, o teste rápido é um método diagnóstico realizado a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo. O teste é gratuito, realizado de maneira sigilosa e o resultado é liberado em torno de 30 minutos, sem necessidade de pedido médico. “Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida”, explica a coordenadora. Ela informa ainda que mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. “O paciente que testa positivo faz um exame laboratorial confirmatório e depois é encaminhado para o programa de acompanhamento”, complementa.