BARRA DO PIRAÍ
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, apenas em agosto deste ano, o setor turístico, que se relaciona diretamente com a rede hoteleira, foi responsável pela contratação de 23,6 mil pessoas no Brasil, correspondendo a 20% do total de vagas nesse período. Devido a comprovada relevância nacional que essa área representa, torna-se necessário que a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, continue investindo de forma expressiva no setor.
O prefeito Mario Esteves aponta o turismo como um grande fortalecedor da rede hoteleira. “O turismo é um setor que compreende diversas funções e a hotelaria é uma delas. O Dia do Hoteleiro, celebrado no último dia 9, é uma data para homenageá-los: camareiras, concierges, recepcionistas, todos os profissionais dessa área que trabalham com muito empenho e profissionalismo. Vamos continuar batalhando para ampliar nossa contribuição para o turismo da região. Devemos explorar novas possibilidades e abordagens para fortalecer ainda mais esse setor que funciona como um motor da economia durante todo o ano”, destaca Mario.
Ipiabas representa um grande polo turístico que, mesmo que ainda esteja em sua fase de desenvolvimento, já gera significativas mudanças para o distrito. Para Vânia Afonso, sócia de uma pousada no local, os investimentos no setor representam uma real oportunidade de crescimento para empreendedores como ela. “Minha pousada é nova, estamos há apenas um ano e meio no distrito, então não temos parâmetro para comparar o momento de agora com antes dos investimentos turísticos. Mas, até para nós que somos novos em Ipiabas, é perceptível que a demanda está aumentando, tanto que desde quando chegamos já vimos abrir outras três pousadas aqui. A meu ver, todo esse fluxo que vejo acontecendo é positivo. O avião, o trem de gelo, nem foram inaugurados ainda e já movimentam os hotéis e comércio, além de atrair os turistas de fato para Ipiabas, que antes era vista apenas como um local de passagem para chegar até outras localidades. Aqui de fato possui oportunidades de crescimento”, comenta Vânia com grandes expectativas para o futuro.
Para Célia do Nascimento, proprietária de uma pousada em Ipiabas, os eventos que acontecem no local são grandes impulsionadores da rede hoteleira. “Os eventos fazem muita diferença para nós, visto que quando acontece a Rota da Cerveja, o Blues e Jazz Festival, Rock in Cover e outros, nosso movimento sempre aumenta. Isso é ótimo porque as pessoas vêm para nossa pousada e além de se hospedarem elas sempre tiram fotos e fazem filmagens divulgando nosso empreendimento e o distrito como um todo. Inclusive, ano passado, no Natal, o pessoal que se hospedou aqui já estava interessado em saber se aconteceria esse ano de novo”, diz Célia se referindo ao Natal Encantado que aconteceu em 2022, em Ipiabas na Praça Irineu Mendonça e, uma semana depois, no Centro de Barra do Piraí. Esse foi um desfile que fez parte do projeto Ipiabas Cinco Estações, que marcou a inauguração das luzes de Natal e o início das comemorações de final de ano.