Setembro é a nova preferência entre casais que desejam se casar

0

BARRA MANSA

Temperaturas amenas, começo da primavera, belas flores, baixa temporada de viagens. Talvez sejam esses alguns dos fatores que tenham levado as noivas a migrarem de maio para setembro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), setembro supera o tradicional mês de maio e já é segundo período em que mais casamentos são realizados, perdendo apenas para dezembro.

Segundo os profissionais da área, já é considerado ‘o novo maio’ – tradicional queridinho dos noivos mundo afora. Não é de se estranhar, portanto, que com toda essa procura os custos para realização da cerimônia também sejam elevados.

Com o clima agradável, cerimônias mais simples e intimistas podem ter um ar todo romântico e ajudar o casal a economizar. Dar preferências às flores da época, que podem ser encontradas com preços mais atrativos, também é uma boa forma de enxugar os gastos.

Açucena, amor perfeito, begônia, copo-de-leite, gardênia, gérbera, girassol, lírio e orquídea. Eis algumas das flores que podem dar graça à cerimônia. “Há inclusive opções que podem parecer exóticas. O corredor da noiva ladeado por fileiras de espada-de-são-jorge, samambaias, chuva de prata e lisiantos”, é um exemplo.

A proprietária de uma loja especializada em noivas, Vanderléia Ferreira, diz que as flores podem ser um dos motivos de escolha. “As flores estão mais belas, os dias mais bonitos, com temperaturas amenas. As noivas não chegam a nos dizer o motivo da escolha do mês, mas creio que seja por estes fatores”, diz a proprietária, destacando que o horário tradicional, das 19 horas, permanece como o mais procurado.

Há cerca de quatro anos, a proprietária de outra loja especializada em casamentos, Iolanda Calheiros, percebeu a mudança dos meses. “As noivas ficam mais leves, as madrinhas coloridas, é uma época muito bonita. Com temperaturas amenas e flores belíssimas. Esse boom vem de uns quatro anos para cá”.

PLANEJAMENTO

Com planejamento e adaptação, portanto, é possível realizar o sonho na data escolhida – e o melhor, sem estourar o orçamento.

De acordo com a celebrante profissional Adriana Marins setembro é o novo queridinho do mundo das noivas. “Eu já percebo esta mudança do maio para setembro já faz uns três anos e é coisa de agenda mesmo. Ela dá um salto em setembro. Eu diria que ele é como dezembro para os comerciantes.

Acredito que por ser o início da primavera, em que as flores estão mais exuberantes, a disponibilidade delas é maior e os preços ficam melhores, as temperatura ainda estão mais amenas e é possível pensar numa celebração ao ar livre, em qualquer horário”, destaca.

Sobre sua profissão, ela explica. “Muita gente confunde meu trabalho com a de um cerimonialista. Sou celebrante profissional certificada e minhas celebrações são bem diferentes do que estamos acostumados e ver por aqui. Como também tenho formação em jornalismo, procuro usar meus recursos profissionais para conhecer os casais e suas histórias, além de buscar informações sobre eles por outros meios também. O resultado é sempre uma celebração muito personalizada, rica em detalhes e muito com o jeitinho de cada casal”, explica.

Além disso, a profissional indica que quem deseja se casar neste mês deve se programar com antecedência, é curioso como as coisas se alteram de um ano para outro. “Por exemplo, no ano passado eu tive cinco celebrações no mês de outubro e apenas três em setembro. Digo apenas porque este ano são seis em setembro e acredite, tive três lindos casamentos em agosto – mês que tradicionalmente é pouco procurado. E o mês de abril já está no calcanhar de setembro no quesito preferência das noivas. Pouca chuva, temperatura super agradável e ótimo para ambientes abertos”, destaca.

Sobre horários, Adriana comenta que essa questão é variável. “Das seis celebrações que tenho em setembro, por exemplo duas são à noite (sendo que uma delas será às 20h30min, um horário pouco comum), duas pela manhã (próximo de 11 horas) e duas à tarde, após 16h30min. Muitas noivas adoram se casar ao livre e principalmente os casais mais românticos querem aproveitar o pôr do sol, que é lindo. Com algumas exceções, eu acredito que a escolha do horário tem muito a ver com o local escolhido e até com a profissão de um dos noivos ou do casal”, aponta.

Para ela, o planejamento é essencial para que o evento saia perfeito, de acordo com o sonho do casal. “Considerando que a maioria das noivas trabalha e têm pouco conhecimento sobre tantos detalhes, é muito importante que ela tenha a assessoria de um (a) cerimonialista. É ele (a) quem cuida de todos os detalhes, se assim a noiva preferir, pois hoje pode-se contratar estes profissionais de várias maneiras, como assessoria apenas para o dia ou integral, com absolutamente tudo incluído.  É importante a presença de um profissional na hora de orientar as escolhas das noivas e que seja alguém com sensibilidade para respeitar as suas preferências”, pondera.

Vantagens do casamento em setembro: aproveite a natureza

Outra dica é aproveitar as vantagens naturais oferecidas pelo início da primavera.

Flores de Setembro: copo de leite, estátice, frésia, girassol, goivo, íris, oncidium, hortênsia e tulipa;

Na hora de compor o look, a dica é escolher um vestido de noiva bem leve e esvoaçante. Para combinar, um penteado com flores (naturais ou artificiais). Pode ser um coque displicente quanto um penteado com o cabelo meio preso;

As daminhas também podem entrar no clima de primavera usando vestido floral ou com pequenos detalhes coloridos.

 

 

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !