VOLTA REDONDA
Mais um 1º de abril chegou e, talvez, a vida financeira de muita gente ainda esteja sendo guiada por crenças equivocadas sobre dinheiro. Mitos relacionados à economia, poupança e investimentos são extremamente comuns, mas ter acesso a informações corretas pode fazer toda a diferença na construção de uma vida financeira mais saudável e equilibrada.
Pensando nisso, o especialista do Sicredi, Fausto Junior, esclarece algumas das mentiras mais recorrentes e perigosas sobre finanças pessoais.
“SÓ QUEM TEM MUITO DINHEIRO SOBRANDO PODE INVESTIR”
Segundo Fausto Junior, esse é um dos maiores equívocos quando se trata de investimentos. “Pelo contrário, hoje, qualquer pessoa pode começar com pouco. Existem investimentos acessíveis e fáceis de entender”, explicou. Ele acrescenta que “além disso, pode-se contar com especialistas para orientar o que é mais adequado a cada realidade, independente da faixa de renda”. Reforçou ainda que “com valores pequenos já é possível investir”.
“A PESSOA NÃO CONSEGUE ECONOMIZAR ENQUANTO NÃO GANHAR MAIS”
De acordo com o especialista, esse é um mito no qual muitos brasileiros acreditam. Ele apontou que a realidade é que o valor que a pessoa consegue poupar não depende exclusivamente do seu rendimento, mas principalmente de como gerencia os seus gastos.
“O CARTÃO DE CRÉDITO É O VILÃO DAS FINANÇAS”
O cartão de crédito é frequentemente visto como um grande inimigo do orçamento, mas, segundo Fausto Junior, “o problema não é o cartão em si, e sim o uso sem planejamento”. Ele explica que “o cartão de crédito pode ser um grande aliado da organização financeira e traz com ele muitas vantagens, quando essa forma de pagamento é utilizada com responsabilidade e a fatura é paga integralmente”.
“O EMPRÉSTIMO É SEMPRE UMA MÁ IDEIA”
O especialista explica que essa crença pode ser prejudicial, já que “claro que ninguém quer se endividar à toa, mas, às vezes, um empréstimo é a alternativa ideal para iniciar sonhos ou renegociar dívidas altas”. Ele ressalta ainda que “o segredo é entender quando faz sentido e buscar opções com juros baixos, que se encaixam no seu orçamento”.
“INVESTIR É ARRISCADO DEMAIS PORQUE A BOLSA DE VALORES É COMO UM CASSINO”
Muitas pessoas evitam investir por medo de perder dinheiro, mas o especialista esclarece que “apesar de não existir investimento sem risco, é possível minimizá-lo com estratégias e análises bem estruturadas, desenvolvidas com conhecimento especializado”.
“SEGURO É UM DESPERDÍCIO DE DINHEIRO”
Outra crença equivocada é de que contratar um seguro não vale a pena. Fausto Junior argumenta que “um seguro é essencial para garantir estabilidade financeira”. Segundo ele, “seguros residenciais podem cobrir desde casos de incêndio e desastres naturais até furto, roubo e imprevistos como a necessidade de encanador ou eletricista”. Além disso, destaca que um seguro de vida, além de ser importante para manter financeiramente uma família em caso de falecimento do principal provedor, também tem coberturas que podem ser acionadas em caso de invalidez por acidente ou doença grave.
“SOU JOVEM DEMAIS PARA COMEÇAR A PENSAR HOJE NA MINHA APOSENTADORIA”
Por fim, Fausto Junior desmistifica a ideia de que apenas pessoas mais velhas devem se preocupar com a aposentadoria. Ele explica que “investir na aposentadoria através da previdência privada não tem idade mínima”. Além disso, pontua que “esse investimento a longo prazo pode ser utilizado não somente para complementar a aposentadoria, mas também para outros fins, como comprar um imóvel”.
“No Dia da Mentira, escolha acreditar no que é verdadeiro”, finaliza o especialista, ressaltando que “desmistificar essas crenças é um passo importante para fortalecer a educação financeira e adotar práticas mais saudáveis com o dinheiro”.