Sessões Ordinárias do Legislativo acontecem em novos dias e horários

0

RESENDE

Desde ontem as sessões ordinárias na Câmara de Vereadores serão realizadas em novos dias e horários. Com a medida, as sessões passarão a ser realizadas às segundas e terças-feiras, a partir das 17h30min. A alteração foi feita por meio da Resolução nº 5.216/2017, de autoria dos vereadores Tiago Forastieri (PSC), Luís Henrique Sene de Brito, o Hick Sene (PSD), Tiago Vieira, o Tisga (PPS) e Sandro Ritton (PPS), e contou com a aprovação de todos os parlamentares da Casa. Anteriormente, as sessões ocorriam as terças e quintas-feiras, a partir das 19 horas.

De acordo com o presidente da Mesa Diretora, Roque Cerqueira (PDT), o novo horário traz uma série de vantagens para a população. “Desta forma, teremos condições de encerrar as sessões mais cedo, facilitando o retorno de todos a suas casas em segurança”, argumentou o parlamentar, lembrando que os trabalhos no Plenário vinham sendo encerrados por volta das 22horas e, em algumas ocasiões, perto das 23 horas. O presidente ressaltando também que a baixa participação da população nas sessões ordinárias e afirmou que a antecipação do horário pode contribuir para que mais pessoas frequentem o plenário.

O vereador Davi de Jesus (PMDB) destacou o fato de que os projetos de lei em pauta serão discutidos e votados apenas a partir das 18h30min, o que permite o acompanhamento por cidadãos que trabalham durante o dia, portanto, com muito mais transparência. Em tempo, o vereador Sérgio Lima (PRB) fez uso da palavra durante a sessão da última quinta-feira para contar que, dois dias antes, uma mulher havia sido assaltada a poucos passos do plenário por homens armados, por volta das 21h40min.

Além da questão da segurança, também favorecendo os servidores da Câmara de Vereadores que trabalham nas sessões, e da dificuldade de transporte, os autores da resolução mencionaram a agenda dos deputados estaduais e federais como parte das justificativas para a medida. Em texto anexo à proposta, é feita a alegação de que “justamente entre quarta e quinta-feira, os deputados recebem vereadores em seus gabinetes”.

Para o vereador Reginaldo Engenheiro Passos (PSB), a mudança de horário vai facilitar a ida de estudantes à sessão e a presença dos parlamentares nas reuniões dos conselhos municipais, pois deixará de haver conflito de horário. Ele acrescentou, ainda, que parte significativa da população mora longe do Centro da cidade, e que a medida vai permitir que essas pessoas acompanhem melhor o trabalho do Legislativo. “Resende é formada também por distritos que ficam a até 50 quilômetros de distância da área central da cidade, onde são realizadas as sessões do Legislativo. A alteração do horário vai facilitar a participação desse público”, lembrou.

Foto:

Deixe um Comentário