Legislativo adota novo horário

0

ITATIAIA

A Câmara de Vereadores de Itatiaia esta de recesso e os trabalhos no Poder Legislativo Municipal serão retomados no próximo dia 15. Segundo resolução, o expediente interno e externo será retomado em horário diferenciado entre os dias 15 e 31 desse mês. Na última quinzena de janeiro a Câmara de Itatiaia funcionará de segunda a sexta-feira, no período entre 9h e 13h.

E a partir de 1º de fevereiro, o expediente interno e externo será cumprindo das 12h às 18h, de segunda à sexta-feira, à exceção dos dias considerados como feriados. A resolução assegura ainda que nos dias de sessão, a Câmara estará aberta a partir de trinta minutos que antecedem o trabalho dos parlamentares em plenário. Dentre as justificativas do recesso estão que no período entre dezembro e janeiro há significativa redução das atividades administrativas de suporte parlamentar. E com a chegada do período de chuvas intensas há a necessidade extrema de manutenção no telhado do prédio do Legislativo.

As novas determinações foram reveladas pelo presidente da Câmara de Itatiaia, Vander Leite Gomes (PMDB), na última sessão ordinária do legislativo, em dezembro. Ocasião quando fez um balanço de sua gestão em 2017 citando a economia para garantir compromissos com o legislativo itatiaiense, o uso correto do dinheiro público e os trabalhos durante o ano passado.

Vander ressaltou o desempenho e agradeceu a todos os vereadores pela dedicação desde o momento que tomaram posse, aos colaboradores da Casa, independente da função, e disse se orgulhar de poder ter contado com os esforços de todos. Segundo o vereador, foram 209 projetos de lei, 13 projetos de resoluções, 24 requerimentos, 1.283 indicações e outras solicitações, como também as leis, de autoria do prefeito e várias emendas discutidas e votadas em plenário. Somado a isso foram mais dezenas de projetos de lei sancionados pelo poder executivo e pela Câmara, que se tornaram lei.

Ainda segundo o vereador, quando entregar a presidência da Câmara para a próxima presidente, vereadora Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino (PMDB) estará fazendo de cabeça erguida, pois mesmo depois de assumir o legislativo em um ano difícil na economia, conseguiu administrar a Casa e colocar em votação os projetos que deveriam. “Parabenizo a todos pela eleição e desejo que tenham muito sucesso e renovem o compromisso de bem servir ao povo itatiaiense”, ressaltou. Andrea do Dilino e a nova Mesa Diretora foram eleitas em dezembro para administrar o Legislativo Itatiaiense no biênio 2019/2020. Alem da presidente, a futura formação será composta pelos membros: primeiro vice-presidente, vereador João Albino da Silva (PRB); segundo vice-presidente, vereador Silvano Rodrigues da Silva (PRB); primeiro secretário, vereador Eduardo de Almeida Pereira (PMDB) e o segundo secretário, vereador José Adelson Rodrigues de Oliveira (PSB).

INTEGRAÇÃO

O presidente agradeceu a todos pelo desempenho e dedicação e afirmou estar satisfeito, pois soube lidar e respeitar o dinheiro público. Vander acrescentou a integração dos parlamentares. “Quando assumi  a presidência, a primeira iniciativa foi me reunir com todos os servidores da Casa e coloquei-me a disposição para receber todas as sugestões para melhoria do trabalho de todos. E, com certeza, tive a ajuda deles durante essa legislatura, pois consegui fazer quase tudo aquilo que almejei. Tenho orgulho de estar com todos os pagamentos dos fornecedores em dia e especialmente dos funcionários”, destacou.