BARRA MANSA
A sessão na Câmara de Barra Mansa foi retomada na manhã de ontem. Foram dois encontros realizados, pela manhã e a tarde, com uso de máscaras, distanciamento entre os vereadores e higienização com álcool gel. Foram tratados temas voltados ao combate ao coronavírus. Um dos vereadores que usou a tribuna foi Wellington Pires (PL). Ele cobrou do governo ações eficazes de combate a doença e também defendeu a retomada das atividades econômicas da cidade, visto que alguns estabelecimentos estão funcionando normalmente.
Wellington defende o isolamento vertical, ou seja, o confinamento apenas das pessoas do grupo de risco, idosos e crianças, postura que ainda não é adotada pelo Ministério da Saúde, que recomenda isolamento de todos. Embora o presidente da República Jair Bolsonaro já tenha usado esse discurso não determinou que isso acontecesse nas cidades do país. O governador Wilson Witzel até liberou a flexibilização da abertura das lojas em cidades que não tenham apresentado casos de coronavírus, o que não é o caso de Barra Mansa que já tem 18 confirmados.
O vereador defendeu o retorno do comércio com medidas de controle de público, restrição de horário e EPIs para todos os funcionários. “Defendo isso porque os bancos estão funcionando com filas enormes, os supermercados também. A Lojas Americanas recorreu à Justiça alegando venda de gêneros alimentícios, mas o que tem de tão essencial? Chocolate, biscoito, refrigerante? E os ambulantes legalizados e comerciantes que também vendem alimentos e precisam trabalhar todos os dias para pagar suas contas?”, indignou-se, frisando ainda que idosos e deficientes tiveram a gratuidade do transporte público suspensa, mas podem circular livremente se pagarem a tarifa. O vereador também criticou a redução nos horários de ônibus.
Wellington Pires solicitou à presidência da Câmara que seja enviado um ofício ao Executivo, requerendo todos os decretos acerca da situação do Coronavírus, já que o Legislativo não foi oficialmente comunicado e que os documentos não constam no Portal da Transparência.
Na sessão realizada a tarde, o vereador falou mais uma vez. Ele protocolou um requerimento questionando quais medidas serão tomadas para amenizar os impactos que a suspensão das aulas tem provocado aos alunos.
OUTROS TEMAS TRATADOS
A vereadora Maria Lúcia Moura da Fonseca defendeu que os bancos precisam ter horários exclusivos para os idosos poderem realizar suas movimentações financeiras, principalmente o recebimento de auxílios, aposentadorias e pensões. Os vereadores aprovaram o requerimento do vereador Paulo Afonso Sales Moreira solicitando uma palestra on-line, aberta à população com biólogos e médicos sobre a real situação do Covid-19, no município. De acordo com o autor, a palestra é essencial para que a população entenda a realidade da Covid-19 em Barra Mansa, desmitificando boatos e orientado sobre as medidas para combate à disseminação da doença. O vereador Thiago Valério propôs a reabertura da UPA da região Leste para atendimento dos pacientes infectados com Covid 19, o que já vai ser realizado. Para a limpeza dos funcionários e alunos de escolas e creches municipais, o vereador solicitou a disponibilização de álcool gel.
SESSÕES
As sessões deste mês já estão marcadas. A próxima será nesta terça-feira, às 17 horas, na quinta-feira, no mesmo horário. Nos dias 20 e 22 acontecerão às 9 horas e nos dias 28 e 30 às 17 horas. Elas acontecerão com a presença apenas dos vereadores, respeitando o distanciamento de no mínimo 1,5 metro, e de poucos funcionários. As sessões continuam sendo transmitidas on-line, pela TV Câmara através do site www.tvcamarabm.com.br.
4
3 Comentários
Pra que voltar a câmara de vereadores de Barra mansa eles não fazem nada mesmo não faz falta nenhuma e em volta redonda tbm todos vendidos seria bom se fosse pra diminuir o salário deles mas conhecendo eles é capaz de querer almento
Esses vereadores de Barra Mansa são uma piada!
BOM VALE LEMBRAR QUE O COMERCIO E FONTE DE VIDA NO MUNDO E UMA CIDADE ULTRAPASSADA COM VARIOS GATOS EM TODO SETOR POIS O PAIS E UMS DOS ULTIMOS EM EDUCAÇÃO E 1 LUGAR EM CORRUPÇÃO GOSTARIA SE DE COLOCAR UMAS HIPOTESES CASO NÃO VOLTE A UMA NORMALIDADE EM PROGRESSÃO VAMOS TER VARIOS PPROBLEMA TANTO EM ABASTECIMENTO DE ALIMENTO QUANTO EM ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS POIS O DESEMPREGO VAI AUMENTAR DRASTICAMENTE E A ARRECADAÇÃO VAI DIMINUIR ASSUSTADORAMENTE OS PLANOS DE SAUDES SERÃO CANCELADO EM MASSA E A SAUDE SOBRECARREGADA DA MESMA FORMA ASSIM COMO OS AUXILIOS ESMOLA POIS VC PODE MANTER ALGUMAS NORMAS QUE SAO RELEVANTE COMO O USO DE MASCARAS E LUVAS ESPAÇO DE 2 METROS A 1,5 DE DISTANCIA ENTRAR NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DE 1 EM OUTRO PORPORCIONAL E RAZOAVEL POIS O POVO EM CASA VAI COMPRAR NA INTERNET DE VEZ E O COMERCIO ASSIM COMO LOJAS E IMOVEIS FICARAM VAZIOS MAIS RAPIDO AINDA POIS NÃO SE PRODUZ O SISTEMA PARADO E INOPERANTE E A CIDADE VAI CAI EM DESGRAÇA POR PALHAÇA DE ASSUIMIR RISCOS CONTROLADOS POIS TEMOS HOSPITAIS PARADO NA JUSTIÇA CASO MENINO JESUS QUE PODERIA SER UTILIZADO PELA CONSTITUIÇÃO PARA ALERTA SOBRE A DOENÇA E TRATAMENTO E O COMERCIO IGREJAS E ACADEMISAS VOLTAR COM RAZOAVEL COMPREENSÃO EXEMPLO IGREJAS COM DISTANCIAMENTO E HORARIO REDUZIDO ACADEMIAS A MESMA COISAS COMERCIO JA EQUILIBRADO POIS SE AS PESSOAS FICAREM EM CASA IRÃO MIGRAR EXPONECIALMENTE PRAA NOVA PLATAFORMA E IRÃO FICAR UM BANDO DE ANALFABETOS DESEMPREGADOS SEM CONDIÇÇOES DE COMPRAS A PERAMBULAR PELA CIDADE SEM PESPECTIVA DE EMPREGO E RENDA POIS SEM EMPREGO O PODER DE CONSUMO DAS CIDADES CAI E NÃO TEREMOS NOVOS ENTRANTES COMO PIZZARIAS E LANCHES E TODO SISTEMA CAI EM DESGRAÇA E O POVO DESEMPREGADO VAI PROCURAR COMER O MAIS BARATO DO BARATO E COM BAIXA QUALIDADE EM SUA GRANDE MAIORIA PESSOAS IRÃO PIRATEAR REMEDIOS PERFUMES E ROUPAS EM GERAL O TRAFICO VAI AUMENTAR POR PESSOAS DESESPERADA PRA ALIVIAR A DOR, A IMUNIDADE DA POPULAÇÃO A MESMA COISA POR FALTA DE VIDA MEDIANAMENTE NORMAL CASO IGREJAS E REUNIÕES COMUNITARIAS, E O CONSUMO DE ALCOOL VAI AUMENTAR PRA AFOGAR AS MAGOAS IMAGINA GENTE COM IMOVEL PARADO SEM ALUGAR E PESSOAS NAS CALÇADAS VENDENDO TUDO PRA COMER APENAS 1 PRATO DE COMIDA POR DIA. LOGO MERECE UMA REFLEXÃO SOBRE O ASSUNDO POIS O MUNICIPIO SEM ARRECADAR NÃO TEM COMO INVESTIR MESMO QUE EM SUA GRANDE MAIORIA MAL E PORCAMENTE. E A JUSTIÇA COMO SEMPRE ESTARA ABARROTADA ATE O TALO DE ENCRENCA E A DELEGACIA NEM SE FALA E BRIGA DE PARENTE, BRIGA DE VIZINHOS E ASSALTOS FURTOS ETC…. O CAOS GERAL INSTALADO POIS NÃO SE TEM CONSCIENCIA DO TODO COMO ORGÃOS DE UM CORPO BARRA MANSA É CADA UM PRA SI E DEUS GOD ALA E ETC PRA NINGUEM. LOGO ELE TEM QUE MORRER SIMPLES ASSIM.