Sessão do projeto Câmara Jovem é realizada na Fazenda da Posse

0

BARRA MANSA

Uma sessão itinerante da Câmara Jovem. Estudantes que integram o projeto do Legislativo deste ano participaram nesta terça-feira de uma tarde especial. Eles se reuniram para uma sessão na Fazenda da Posse. Apresentaram suas ideias para projetos de leis e indicações que serão compiladas e formalizadas durante próximo encontro a ser realizado no dia 27 deste mês, às 10 horas, na Câmara de Vereadores. Ao final, os estudantes ainda tiveram uma aula sobre os patrimônios históricos existentes em Barra Mansa.

O vereador Wellington Pires (PP), idealizador do projeto, parabenizou os estudantes acerca das proposições apresentadas. Citou que decidiu pela realização da sessão na Fazenda da Posse por conta de uma indicação de sua autoria para sessões itinerantes no Legislativo e pensou em também aplicar essa ideia no projeto, mesclando com uma aula de história da cidade.

Falando em história de Barra Mansa, uma das propostas apresentadas propõe que uma vez na semana estudantes da rede municipal aprendam sobre o tema. “Alunos do 1º ao 5º ano podem ter essa ministração em algum horário a ser definido e os do 6º ao 9º ano no tempo vago existente. É muito importante os alunos conhecerem a história da nossa cidade que é tão rica”, apontou a autora da proposta, Milla Sol Nunes Camargo, do Colégio  Municipal Dr. Elvino Ferreira.

Camila Gonçalves de Oliveira, do Colégio Municipal Bartholomeu Anacleto, sugeriu a criação de um Centro de Atendimento de Adolescentes em Floriano, com médicos, psicólogos, oficinas de danças, música, palestras, até capacitação profissional.

Arthur Henriques Veloso de Almeida, representante do Colégio Municipal Antônio Rocha, apresentou duas propostas. A primeira seria para colocação de um redutor de velocidade no bairro Estamparia. “Outro pedido seria para cursos voltados para alunos do 9º ano para que pudessem se preparar caso queiram entrar em escolas que pedem realização de prova”, disse. A estudante Maria Victória Santos Mendonça, representante do Colégio Municipal Joaquim Maria da Silva, sugeriu a implantação de palestras que ajudem estudantes do 6º ao 9º ano a escolherem suas profissões.

Foram abordados ainda situações como racismo e bullyng nas escolas. Os estudantes João Gabriel Ferreira Eduardo – representante do Colégio Municipal Clécio Penedo, e Marcelle Landim da Cunha – do Colégio Municipal Paulo Basílio de Oliveira, falaram a respeito de ações de combates nas escolas.

Francisco Lukas da Silva Lima, da Escola Municipal Gelson Silvino, falou sobre saúde. Para ele, é importante que os postos de saúde existam em todos os bairros. “Eu, que sofro de uma doença crônica, sei bem a importância de um posto em meu bairro”, citou.

O vereador Marcell Castro (PTB) também esteve presente na sessão e citou o quanto é importante que os estudantes tenham o conhecimento do papel do vereador e comecem a ver os problemas da cidade.

Próxima sessão será realizada no final deste mes – Foto: Fábio Guimas

PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS

Após apresentações das ideias dos estudantes, o gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação Cultura, Nikson Salen, ministrou uma palestra sobre os patrimônios de Barra Mansa. Contou sobre a Fazenda da Posse, local em que estavam, a primeira construção da cidade. Ainda falou um pouco sobre a história da Igreja Matriz, Palácio Barão de Guapy, Parque Centenário, Estação Ferroviária, Ponte dos Arcos, Fazenda Rochinha, dentre outros.

Palestra sobre história de Barra Mansa foi ministrada – Foto: Fábio Guimas

Deixe um Comentário