SUL FLUMINENSE
Nove unidades do Sesc RJ estão oferecendo gratuitamente, neste mês de outubro, exames de mamografia, ultrassonografia de mamas e Papanicolau, que permitem detectar os cânceres de mama e de colo de útero. Dentre essas unidades, estão as de Barra Mansa e Três Rios. A iniciativa faz parte do movimento Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização a respeito da prevenção e diagnóstico dessas neoplasias.
O serviço é aberto para mulheres nas faixas etárias entre 25 e 64 anos (Papanicolau) e 50 e 69 anos (mamografia), conforme recomendação do Ministério da Saúde. Pacientes fora dessas faixas etárias também poderão ser atendidas, desde que tenham requisição médica. Já a ultrassonografia é dirigida apenas a mulheres com pedido médico ou após a avaliação de enfermagem realizada no local apontar a necessidade do exame. O agendamento pode ser feito presencialmente ou por telefone; Sesc Barra Mansa: Av. Tenente José Eduardo, 560 – Tel.: (24) 3324 – 2630; Sesc Três Rios: R. Nelson Viana, 327 – Tel.: (24) 2252 – 6325.
Mais de cinco mil exames ao longo do mês
A previsão é de que em cada unidade sejam realizados 504 exames, totalizando uma oferta de mais de 5 mil testes – contando com a unidade mantida pelo Sesc no Centro de Distribuição do Supermercado Guanabara, exclusivo para funcionários do estabelecimento.
Unidade Móvel atende o Sul Fluminense
A cidade de Paraty, no Sul Fluminense, também está incluída na agenda do Sesc RJ alusiva ao Outubro Rosa. O município recebe, a partir dos próximos dias, uma das Unidades Móveis Sesc Saúde Mulher. Trata-se de um caminhão equipado para a realização de mamografias e preventivo do câncer de colo de útero que percorre o estado do Rio de Janeiro levando o serviço gratuito a localidades distantes dos grandes centros urbanos ou onde há demanda reprimida.
Desde quando começou a operar, em 2015, o serviço já passou pelos municípios de Nova Iguaçu, São Gonçalo, Nova Friburgo, Teresópolis, Conceição de Macabu, Nilópolis, Rio das Ostras, Macaé, Vassouras, Cardoso Moreira, São João da Barra e Rio de Janeiro. O veículo fica estacionado por aproximadamente 2 meses em cada destino.
Diagnóstico precoce é determinante para a cura
Especialistas apontam o diagnóstico e o tratamento ainda em estágio inicial como fatores determinantes para o enfrentamento do câncer, com taxas de cura superiores a 90% nos casos de mama e de colo de útero. Somente este ano, os espaços Sesc+ Saúde e as duas Unidades Móveis Sesc Saúde Mulher realizaram cerca de 8 mil exames.
Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames, sendo que no serviço prestado pelo Sesc RJ esse prazo é de menos de 20 dias.
“Devido à grande adesão da campanha realizada em 2023, estamos repetindo a ação este ano e com novidades. Além de contarmos com mais três unidades – Tijuca, São João de Meriti e Três Rios –, adicionamos a ultrassonografia de mamas, um exame complementar à mamografia, que oportuniza o rastreamento das mulheres fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Não podemos admitir a ocorrência de mortes causadas por essas doenças, cujas chances de cura são enormes quando são detectadas em estágio inicial”, explica Marcus Bezerra, gerente de Saúde do Sesc RJ.