Sesc RJ inicia nesta sexta-feira entrega dos Kits da corrida Federal Kids que acontece domingo em Resende

0

RESENDE

Os inscritos para participarem da corrida Federal Kids- que visa o combate a Pedofilia, crime que vem crescendo de forma gradativa, principalmente nas redes sociais-, poderão começar a retirar, nesta sexta-feira, dia 18 e sábado, dia 19, os kits no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac, localizado no bairro Jardim Jalisco. Para isso, a partir das 14 horas, o público deve comparecer com quatro quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados ao projeto Mesa Brasil Sesc.

Promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Prefeitura, Polícia Federal, a 10ª Edição da Ação Social Federal Kids acontece no domingo, dia 20, no entorno do Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. O evento conta com inúmeras atividades nas áreas de saúde, cultura, esporte e recreação ao público do município.

Nesta sexta-feira, dia 18, haverá também orientações de doenças mais comuns no verão, como Dengue, Leptospirose, Hepatite e Diarreia. O público poderá ainda conferir intervenções artísticas, apresentações musicais, pontos de leitura, exposições itinerantes, praticar Tênis de Mesa, realizar oficina de Mini Tênis e Desafios Esportivos. Quem passar pelo local poderá ainda conferir a Oficina Frutífera, que apresentará muitos alimentos desconhecidos produzidos pelo bioma, como cambuci, araçá, grumixama, cabeludinhas entre outras.

Já no sábado, dia 19, além das ações acima descritas, quem quiser conhecer curiosidades da língua espanhola basta comparecer à Oficina de Jogos e Curiosidades em Língua Estrangeira. Será uma boa oportunidade de aprender a cultivar algumas espécies diferentes, receber orientações importante sobre cuidados com a saúde e ainda ampliar os horizontes sobre outras culturas.

Kits para corrida Federal Kids podem ser retirados nesta sexta-feira, dia 18 e sábado, dia 19, no Senac Resende, mediante quatro quilos de alimentos-Divulgação

CORRIDA FEDERAL KIDS

corrida será realizada, no domingo, dia 20, em três modalidades, distribuídas por idades e distâncias distintas. Durante a atividade, as crianças serão acompanhadas por adultos. Às 8 horas será direcionada aos participantes de até 6 anos em uma distância de 500 metros. Já às 9 horas, crianças de 7 a 10 anos irão percorrer 1 km e, às 9h30min, será a vez do público de 11 a 14 anos, em um percurso de 1,5 km. Todos os participantes deverão fazer os percursos acompanhados de seus pais ou responsáveis.

No dia da corrida, ainda haverá atividades para todas as faixas etárias. O público presente terá a chance de conferir uma aula especial de alongamento pouco antes da abertura da Corrida, seguida de uma aula de Ritmos. A área de Lazer do Sesc RJ oferecerá diversas outras ações, como um minicircuito funcional criado especialmente para o público infantil, Slackline, Esportes de Raquetes e Brinquedos Infláveis. Também terão intervenções poéticas, com artistas convidando os passantes a interagirem com ação literária, exposição com tema relacionados ao meio ambiente – com o intuito de promover a educação ambiental.

Destaque também para a apresentação da Sinfônica Ambulante, das orientações de saúde relatadas acima e a Oficina de Fotografia Pixilation (Stop Motion com pessoas), no qual um profissional de fotografia orienta os educandos com informações sobre o processo de animação Stop Motion. Ao final, um rápido processo de edição permitirá exibir um curta metragem para os presentes.

CONSCIENTIZAÇÃO

O Sesc + Infância irá promover campanha para que pais e crianças fiquem atentos ao tema pedofilia, com ações que disseminem informações relacionadas ao abuso e exploração sexual. Diante de um contexto societário que tende a esconder ou mesmo esquecer as ações de violações de direitos destinadas às crianças, a campanha propõe contribuir para ampliação da discussão do tema supracitado e orientações aos pais e responsáveis dos possíveis sinais que as crianças podem externar em casos de abuso e exploração sexual. Os pais também receberão orientações sobre a importância de ler mais para as crianças, formando cidadãos mais conscientes e aptos, no futuro, a contribuir para uma sociedade mais igualitária.

Com a chegada do verão, nosso corpo que é formado por 70% de água, precisa ser recomposto com frequência. Com as crianças não é diferente. Diante do mau hábito da não ingestão da água de forma frequente, muitas mães esquecem da importância de oferecerem água para suas crianças. Crianças precisam mais de água do que um adulto, pois são mais susceptíveis ao stress por calor já que possuem pouca massa corporal e com isso absorvem mais calor. Assim a oficina proposta pelo Sesc RJ irá agregar informação e disseminar conhecimento sobre a importância de beber água, bem como as várias maneiras das crianças ingerir água sem necessariamente consumirem a própria água.

PEDOFILIA NO BRASIL

Além da corrida contra a Pedofilia, que será a atração principal do evento, todas as atividades da Ação Social Federal Kids serão voltadas para a família, pois a prevenção, por meio da conscientização familiar, ainda é considerada a melhor arma contra este crime que cresce exponencialmente, com auxílio da internet. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada cinco meninas e um em cada 13 meninos são vítimas de abuso sexual no Brasil. Esse tipo de violência é o 2º mais comum contra crianças. A maioria dos abusadores possuem algum vínculo com a família da vítima e exerce alguma influência sobre o menor.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !