Sesc recebe cantor Silva em show neste sábado

0

BARRA MANSA

O cantor Silva se apresenta neste sábado no Sesc. A apresentação é às 20 horas e o artista apresenta o seu mais recente álbum, ‘Brasileiro’, lançado ano passado. A classificação é livre.

O espetáculo, que tem ingressos entre R$ 5 e R$ 20, terá a participação de Illy, cantora baiana tida como revelação da MPB e com quem o músico gravou o single ‘Nós Dois Aqui’.

Lançado pelo selo Slap, da Som Livre, ‘Brasileiro’ traz 13 canções inéditas, quase todas autorais, sendo composições exclusivamente suas e outras em parceria com seu irmão Lucas Silva, o ex-Titãs Arnaldo Antunes e o membro do Clube da Esquina Ronaldo Bastos. ‘Prova dos Nove’, de Dé Santos, é a única não-autoral do álbum.

‘Brasileiro’

Neste novo CD, Silva exalta a brasilidade, aspecto artístico que vem se salientando em seu trabalho desde que mergulhou na obra de Marisa Monte para gravar o álbum ‘Silva canta Marisa’ (2016).  A forma como Marisa lida, desde o início de sua carreira, com a tradição da música brasileira, sem abrir mão de se afirmar em seu tempo e de dialogar com o pop/popular, inspirou Silva a olhar com mais atenção para o chão de onde veio (‘Sou pedaço desse chão’, canta ele na canção ‘Caju’) – uma mudança em relação ao primeiro EP, de 2011, em que expressava sua bagagem mais ‘gringa’.

Para a elaboração do álbum – o quinto de estúdio –, se alimentou de referências que vão de ‘O povo brasileiro’, livro do antropólogo Darcy Ribeiro, à MPB clássica, com destaque para João Gilberto, cujos discos ouvia em casa. Não faltam também na sua formação sucessos radiofônicos dos anos 90, como o axé cadenciado do início dos anos 1990 – de Daniela Mercury, Banda Mel e Cheiro de Amor, familiar ao universo praieiro de seu Espírito Santo –, o pagode romântico de Só Pra Contrariar e Raça Negra, além dos hits de Adriana Calcanhoto, Marina Lima e Marisa Monte.

 

Deixe um Comentário