Sesc Paraty estreia dois filmes na programação de cinema

0

PARATY

Nesta sexta-feira, dia 28 de janeiro, o Polo Sociocultural Sesc Paraty estreia a exibição de dois filmes que apresentam pessoas e histórias de Paraty. Os curtas-metragens Terra sem males e Onde está o tambor? serão exibidos às 16 horas na sala de cinema da unidade Sesc Santa Rita, que fica no Centro Histórico de Paraty. A entrada é gratuita e há limite de dez pessoas por sessão.

Após a estreia, os filmes seguirão na programação de cinema do Sesc Paraty, sendo exibidos às terças e quintas-feiras sempre às 15h, até o dia 03 de março, antes das sessões da Mostra Sesc de Cinema.

Sobre os filmes 

Terra sem males 

Terra sem males tem 30 minutos de duração. Realizado pelo projeto Identidades Brasilis, é o resultado em vídeo do encontro entre Agostinho, Cacique da Aldeia Araponga, em Paraty-RJ, Cacique Cirilo Mburuvixá Tenondé, em Maquiné, Rio Grande do Sul e o artista Xadalú Tupã Jekupé, também do Rio Grande do Sul.

Duas lideranças indígenas e um jovem artista em diálogo com sua ancestralidade. Caminhos distintos. A mesma busca pela Terra sem males.

Realizada em dezembro de 2020 durante a pandemia de Covid-19, a gravação dos caciques foi feita nos seus territórios pelos próprios moradores indígenas. Assim, a captação das imagens foi feita de acordo com as possibilidades de cada um dos convidados e seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19.

Onde está o tambor? 

Com 22 minutos de duração, este curta-metragem usa a ficção para falar da importância do Jongo como fortalecimento de laços, saberes e tradições. Onde está o tambor? foi realizado pelo projeto Identidades Brasilis e produzido pelos jovens do grupo de Jongo do Quilombo do Campinho da Independência, de Paraty-RJ, que assinam direção, roteiro, filmagens e atuam nesta narrativa divertida e cheia de mistérios.

Neste filme, o protagonista é tambor, que se esconde e se revela misteriosamente, após dois anos silenciado pela pandemia de Covid-19.

Os dois filmes têm indicação livre.

Covid-19 

Para garantir a segurança dos visitantes, o Sesc Paraty estabeleceu limite de pessoas em cada um dos seus espaços. Para a sala de cinema, serão autorizadas dez pessoas por sessão e a entrada será liberada por ordem de chegada.

Para entrar na unidade, é obrigatório o uso de máscaras, apresentação de comprovante de vacinação e aferição de temperatura corporal.

Identidades Brasilis 

Trata-se de um projeto do Sesc de abrangência nacional; e parte de uma ação afirmativa e formativa voltada a pessoas ou grupos negros e indígenas. O projeto tem propósito centrado na produção de ações, com foco na mediação de saberes e conhecimentos desses dois grupos étnicos.

Estreia  

Data: sexta-feira, 28 de janeiro

Horário: 16 horas

Local: Sesc Santa Rita, que fica no Largo da Santa Rita, no Centro Histórico de Paraty

A entrada é gratuita