Servidores da Educação participam de ciclo de formação com foco na inclusão

Abertura reuniu centenas de profissionais no anfiteatro da UNIFAA e contou com a presença do vice-prefeito de Valença, Ailton Batista, e da secretária de Educação Renata Leite

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 07 22 at 08.25.39

VALENÇA

A Secretaria de Educação, de Valença, deu início nesta segunda-feira ,dia 21, a mais uma formação para os funcionários administrativos da Rede Municipal, com foco no tema inclusão. O evento aconteceu no anfiteatro da UNIFAA e reuniu centenas de servidores da educação, como monitores de inclusão, motoristas, merendeiras, auxiliares, agentes administrativos e diretores escolares.

A abertura oficial contou com a presença do vice-prefeito Ailton Batista e da secretária de Educação, Renata Leite, que destacaram a importância do evento e do engajamento coletivo na construção de uma educação mais acessível, justa e acolhedora.

Para o vice-prefeito, a formação representa um passo fundamental para sair da zona de conforto e buscar soluções criativas diante dos desafios cotidianos. “A gente tem que sair do lugar, a gente tem que tentar propostas diferentes. E essa é uma proposta diferente da Secretaria Municipal de Educação: um treinamento onde vocês saem do ambiente escolar e vêm pra cá discutir, aprender e buscar novas informações”, afirmou.

Ailton destacou a importância do ambiente escolar no desenvolvimento das crianças, mencionando experiências pessoais com familiares que necessitam de acompanhamento especializado.

Já a secretária Renata Leite ressaltou a urgência de olhar para a educação além da infraestrutura, valorizando o papel de cada profissional na rede. “A educação é feita por gente. É o pessoal da cozinha, da limpeza, os monitores, os motoristas, todos fazem essa engrenagem girar. Por isso, percebemos a necessidade de propor algo que tocasse diretamente nas pessoas que atuam nessa linha de frente.”

Ela destacou ainda que a escolha do tema inclusão não foi aleatória, mas fruto de visitas às escolas e escuta ativa das equipes. “A inclusão ainda está engatinhando no município. Precisamos sensibilizar o coração de cada um para compreender que a inclusão vai muito além da sala de aula. Ela passa por toda a estrutura escolar e social.”

Encerrando a abertura, o professor Carlos Alberto Gomes Bessa, diretor do CIMEE (Centro Integrado Municipal de Educação Especial), conduziu a palestra inaugural com o tema “Uma Escola para todos: Ações e reflexões para uma educação inclusiva”, promovendo uma reflexão profunda sobre os desafios e possibilidades da educação inclusiva. Com sua experiência na gestão de escolas voltadas para a inclusão, Beto trouxe exemplos práticos e emocionou o público com histórias e provocações que conectam teoria e prática.

A formação segue hoje e amanhã (22 e 23 de julho) com palestras, rodas de conversa e oficinas temáticas voltadas aos diversos segmentos administrativos da Educação Municipal. O objetivo é fortalecer a rede como um todo, promovendo capacitação técnica e humanização no atendimento às demandas da comunidade escolar.

Imagens: Assessoria de Comunicação

Contato:

Prefeitura de Valença / Governo Presente

Assessoria de Comunicação

Telefone: (24) 2438-5360

E-mail: [email protected]

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos